Saúde / AMPLO DEBATE

12 de Julho de 2017 17h21

Secretária abre Conferência e defende fortalecimento das redes de atenção

12/07/2017

MARIA BARBANT

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo abriu na manhã desta quarta-feira (12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a 12ª Conferencia Municipal de Saúde. O evento reúne mais de 700 pessoas e deverá levantar até a próxima sexta-feira (14), ideias e propostas para o aprimoramento da atenção à saúde na Capital.

A Conferencia, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da SMS de Cuiabá, conta com a participação de delegados, sendo 50% representantes dos usuários do SUS, 25% representantes dos trabalhadores da saúde e outros 25% representam o grupo governo/prestadores de serviço.

Nesta etapa da Conferência, as propostas levantadas nas oito pré-conferencias realizadas nas quatro regionais de Cuiabá e área rural, ligadas ao Fortalecimento e Ampliação da Participação Social (com o subtemas Participação Social e Garantia do Direito à Saúde);  Modelo de Atenção (com os subtemas Garantia e Melhoria do Acesso e Organização dos Serviços de Saúde) e Gestão do SUS (com os subtemas Planejamento e Financiamento do SUS e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde) serão discutidas e, após aprovação em plenária, reunidas em um documento que irá subsidiar a gestão na construção da Política de Saúde de Cuiabá.

Na abertura do evento, a secretária destacou a importância do SUS, seus resultados positivos  e  avanços, e lembrou que os gestores vivem o grande desafio de ampliar o acesso da população as serviços e a necessidade de mais recursos para garantir a melhoria dos serviços.

Ela  destacou o  compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com a saúde de Cuiabá  e disse a atuação de gestores e a participação da  comunidade,  precisam ser mais efetivos .

“O SUS é a maior politica de inclusão social do Brasil e colocou a saúde como direito de cidadania. Por outro lado vivemos uma situação de transição. As antigas condicionalidades e determinantes sociais como a pobreza, a falta de saneamento básico e os novos, como o envelhecimento da população a violência no transito e os agravos de saúde mental, exigem novas respostas e uma rede de saúde mais efetiva, eficiente, de qualidade e mais humanizada”.

O vereador Paulo Araújo, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, também participou da abertura do encontro e disse que este é um dos momentos mais difíceis do SUS e que exige a união de forças. “Não podemos deixar passar a oportunidade de discutirmos  de forma ampla, em busca de soluções que tragam uma Saúde de qualidade à população”

Após a abertura oficial, o presidente do CONAS, e coordenador adjunto da 1ª Conferencia Nacional de Vigilância em Saúde, Fernando Zasso Pigatto, falou sobre o tema principal da Conferencia.

A programação  prossegue no período da tarde, com a leitura e aprovação do Regimento interno da 12ª Conferencia Municipal de Saúde e os debates em torno do Fortalecimento e Ampliação da Participação Social.

A Conferência Municipal de Saúde em Cuiabá é realizada a cada dois anos (Lei Complementar 094/2003) e traz importantes avanços na avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde.  

Participaram da abertura da 12ª Conferencia Municipal de Saúde de Cuiabá os vereadores Orivaldo da Farmácia, Dr. Xavier, Demilson Nogueira e Felipe Wellaton, o presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairro, Walter Arruda, a diretora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, Giela Soares, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Roberto Eibert, entre outros.