Saúde / ENSINO/SERVIÇO

18 de Setembro de 2017 17h42

Saúde realiza seminário para orientar estagiários das unidades da rede pública

18/09/2017

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza nesta terça-feira (18) mais uma etapa do Seminário de Integração Ensino e Serviço para Estagiários. O público alvo são estudantes de Enfermagem do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon). Pela manhã, o encontro foi realizado no auditório da instituição de ensino com 200 estudantes. O Seminário prossegue no período da noite, das 19 às 21:30 horas, no auditório da SMS de Cuiabá, com mais 200 alunos.

“O objetivo do Seminário é proporcionar um intercâmbio entre os estudantes das Instituições de Ensino que estão ingressando nas Unidades de Saúde como estagiários”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SMS de Cuiabá, Vera Lucia Honório dos Anjos.

Durante o seminário os técnicos apresentam o SUS/Cuiabá e a SMS, seus indicadores e estrutura organizacional nos três níveis de atenção, primário, secundário e hospitalar e outras unidades que integram a rede pública de Saúde da capital.

O encaminhamento dos estudantes para os campos de estagio supervisionado é orientado pela Portaria da SMS de Cuiabá, 049/2017, que institui as diretrizes e normas que regulamentam as relações entre a secretaria e as instituições de ensino viabilizando as práticas de ensino-serviço-comunidade, com foco na humanização das relações de ensino e serviço.

Os Seminários são realizados para alunos de cursos como medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, fisioterapia, serviço social, educação física, análises clínicas, técnicos em segurança do trabalho, saúde coletiva, engenharia sanitária, e outros.

Em agosto, o encontro foi realizado no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), para 200 estudantes dos cursos técnicos da instituição.

Participam da iniciativa as Universidades de Cuiabá (UNIC), Várzea Grande (Univag), Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem) e Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC).

Confira a programação do Seminário de Interação Ensino e Serviço para Estagiários

1.    O cuidado e a produção de saúde no SUS

2.    Organização pro-Núcleo de Educação Permanente

3.    Áreas acolhedoras de estagiários: Atenção Primária, Atenção Secundária, Rede Hospitalar- HPSMC, Complexo Regulador, Vigilância em Saúde

4.    Indicadores de Saúde

5.    Conhecendo a Rede de Serviços do SUS/Cuiabá

6.    Fundamentos e princípios da Bioética