Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

30 de Outubro de 2017 17h24

Saúde realiza ação com teste rápido para detectar sífilis nesta terça, na Praça Alencastro

30/10/2017

OZIANE RODRIGUES

Praça Alencastro- Tchélo FigueiredoGcom-MT

Arquivo

Objetivando o diagnóstico precoce e ainda reduzir os impactos da Sífilis, Hepatites Virais e de outras doenças sexualmente transmissíveis em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nesta terça-feira (31), das 8h às 17h, na Praça Alencastro, o ‘Dia de Combate à Sífilis’. A ação será conduzida pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) e contará com o apoio de profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller.

Na programação, testes rápidos para detectar a doença, panfletos e uma forma divertida de pedir informações, o ‘Toque a buzina’. Ao pressionar a buzina, equipes se dirigirão até a pessoa para sanar as dúvidas a respeito destas e de outras doenças infecciosas.

A Sífilis em Cuiabá

Dados da Vigilância em Saúde revelam um aumento de 35% no número de notificações de casos de sífilis em gestantes entre os anos de 2015 e 2016, saltando de 55 para 74. Já a sífilis congênita apresentou uma redução de 33%, passando de 79 para 53. Neste ano, foram registrados 28 e 14 casos respectivamente. “Analisando friamente os números, avaliou a existência de uma subnotificação dos casos. Portanto, acredito que o protocolo também ajudará a combater essa situação”, pontuou Araújo.

Serviço:

Pauta: Saúde realiza ação com teste rápido para detectar sífilis nesta terça, na Praça Alencastro

Data: Terça-feira (31)

Hora: 8h às 17h

Local: Praça Alencastro