Saúde /

20 de Julho de 2010 16h29

Saúde promove ações contra a hepatite

20/07/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites, que é lembrado no dia 28 desse mês, a diretoria de Vigilância em Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza entre os dias 26 a 30 de julho uma “Campanha Contra as Hepatites Virais no Município de Cuiabá”. A campanha é dirigida às Unidades Básicas de Saúde – PSF’s, e conta com a parceria da diretoria de Atenção Básica.

Nos cinco dias de Campanha, segundo o calendário do evento, será disponibilizado um quantitativo de vacinas maior do que nos dias de rotina nas Unidades de Saúde, acompanhado da distribuição de folders informativos, intensificação das inspeções junto aos salões de beleza (manicures, pedicures e podólogos), palestras educativas e outras atividades de Educação em Saúde.

Será realizada também a busca ativa dos grupos prioritários da comunidade para imunização contra a Hepatite B, tais como gestantes, trabalhadores na área da saúde, militares, carcereiros, garis, comunicantes de portadores de hepatite B, doadores de sangue, manicures, pedicures, populações de assentamentos e acampamentos indígenas, usuários de drogas, caminhoneiros, profissionais do sexo, pessoas de vários parceiros sexuais e portadores de DST’s.

A vacina para Hepatite B está disponível na Rede Municipal de Saúde para recém nascidos, crianças, adolescentes e grupos de risco. É importante vacinar os adolescentes que ainda não foram vacinados, segundo alerta a Secretaria Municipal de Saúde.

HEPATITE: Hepatite significa inflamação do fígado. Os tipos mais comuns de hepatites virais são: A, B e C, que podem ser agudas ou crônicas. Os sintomas da Hepatite Aguda comuns são fraqueza, mal estar, dor de cabeça, febre, perda de apetite, enjôo, icterícia, escurecimento da urina; A doença se torna crônica quando o vírus da hepatite continua na pessoa por mais de seis meses.

HEPATITE A: É causada pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos contaminados.

HEPATITE B: É uma das mais contagiosas, comum em países tropicais, na Amazônia Legal (inclui o norte de Mato Grosso). A transmissão se dá através do contato com secreções e ou fluídos corporais contaminados, como, por exemplo, relação sexual sem proteção ou o uso de seringas ou agulhas contaminadas.

HEPATITE C: ocorre após o contato com sangue contaminado.


Maiores Informações:
3617-7379