Saúde / BÁSICA E SECUNDÁRIA

25 de Janeiro de 2017 13h44

Saúde e Serviços Urbanos iniciam ação de revitalização na Policlínica do Planalto

25/01/2017

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

A secretária de Saúde de Cuiabá, Eliseth Araújo visitou na manhã desta quarta-feira (25),  a Policlínica  Dr. Clovis Pitaluga de Moura, localizada no bairro Planalto. Ela foi acompanhar de perto o inicio das ações emergenciais de revitalização em algumas das unidades da rede pública de saúde de Cuiabá. A ação visa sanar pequenos problemas de manutenção e limpeza e esta sendo realizada em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos.

O secretário adjunto de Assistência, Milton Corrêa da Costa Neto explicou  que algumas unidades precisam desse trabalho de revitalização devido ao estado de abandono que se encontram, e  que a escolha da Policlínica do Planalto, para iniciar as ações de limpeza e pequenos reparos, se deu em razão dos estragos agravados pelas últimas chuvas.

“Essas ações visam dar às unidades uma melhor condição física para que os profissionais possam atender a população com mais conforto. Nesse primeiro momento, de forma emergencial e em parceria com outras Secretarias, vamos fazer  a limpeza e poda de árvores e pretendemos, em um curto prazo, iniciar as etapas de reestruturação física e de equipamentos, necessários para dar um melhor atendimento à população cuiabana”.

Para definir as unidades que irão passar por essa revitalização, técnicos da Secretaria da Saúde estão fazendo um levantamento e a definição das unidades que receberão este tipo de manutenção se dará de acordo com a precariedade de cada uma.

Hoje a Atenção Básica possui 91 unidades entre Centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a Atenção Secundária, possui 18 unidades, entre Policlinicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviços de Atendimento Especializado (SAE), Residências Terapêuticas, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Laboratório Central de Cuiabá (Lacec).