Saúde / PROMOÇÃO À SAÚDE

11 de Outubro de 2018 16h29

Saúde da mulher é tema da semana em alusão ao ‘Outubro Rosa’ no hospital São Benedito

11/10/2018

OZIANE RODRIGUES

Gustavo Duarte

Acolher, informar e conscientizar as mulheres da seriedade e atenção que devem ter com a própria saúde. Um cuidado necessário não apenas para prevenir o câncer com realização dos exames como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), exame clínico e autoexame das mamas e da realização das mamografias, mas para todas as outras doenças que podem acometer a mulher.  Esses, foram os principais eixos que nortearam a semana de alusão ao ‘Outubro Rosa’ no Hospital Municipal São Benedito em Cuiabá.

O evento que foi promovido pela Comissão de Humanização da unidade hospitalar com o apoio de parceiros, teve início na última segunda-feira (08), no período da tarde com a apresentação artística do projeto Siminina, testes de glicemia (destro), aferição de pressão arterial e coffee break.  Ao longo da semana, a programação seguiu ressaltando nos turnos, matutino, vespertino e noturno a importância do autocuidado por meio de palestras ministradas por psicólogos, fisioterapeutas, médicos e doutores nas áreas de ginecologia, endocrinologia e enfermagem.

Nesta quinta-feira (11), além de acompanhar a programação citada, a ação proporcionou exames de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero para as servidoras.

Segundo a assistente social e presidente da Comissão, Francisnéia Socorro da Silva, a inserção dos exames foram essenciais, haja vista que muitas mulheres não conseguem realizá-los devido aos compromissos de trabalho. “Muitas mulheres deixam de realizar os preventivos por questão de trabalho. Nós que trabalhamos na área da Saúde cuidamos tanto de outras pessoas, mas não temos tempo para sermos cuidadas. Com base nisso, além de alertarmos as nossas colaboradoras sobre a importância do exame clínico da mama a da coleta do CCO a cada seis meses, buscamos proporcionar momentos de troca de conhecimento entre os profissionais da área e, com um olhar voltado para a saúde de cada servidora, trouxemos os profissionais da área da Univag para realizarem a coleta aqui no hospital”, frisou.

A supervisora de patrimônio do São Benedito, Jádina Gomes da Silva aprovou a iniciativa. “Foi muito bom ouvir todas as palestras e relembrarmos a importância da prevenção. Geralmente não dispomos de tempo para a realização desses exames. E, levando em consideração que para os profissionais da saúde, tempo é algo que basicamente não temos durante a semana, poder fazer esse preventivo aqui mesmo no meu local de trabalho, foi mais que fantástico, foi um ato realmente de humanização”, finaliza.

DETECÇÃO PRECOCE

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos primeiros sintomas.