Saúde / SUPORTE

14 de Agosto de 2018 10h44

Saúde cria ‘Núcleo’ que dará celeridade à fila de atendimentos psicológicos da Central de Regulação

14/08/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Pacientes que necessitam de atendimentos psicológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá passam a contar, a partir desta semana, com o ‘Núcleo de Apoio de Psicologia’, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é dar celeridade à fila pela especialidade médica da Central de Regulação. O auxílio acontecerá no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

De acordo com o coordenador da Atenção Secundária, Kennedy Marques, ao todo cerca de 3.500 pessoas aguardam por este tipo de procedimento na Central de Regulação sendo que, desse total, 1.800 são residentes em Cuiabá. Com base nessa realidade, o gestor explicou que o Núcleo funcionará de segunda à sexta-feira, com média de 20 atendimentos diários.

“Teremos uma equipe composta por cinco pessoas, dentre as quais psicólogos, agentes operacionais e equipe técnica. Os servidores atenderão em média 20 pessoas por dia. Entretanto, é importante destacar que o Núcleo só receberá pacientes eletivos. Ou seja, os atendimentos serão exclusivos para os que já aguardam na Central de Regulação de Cuiabá”, salientou o coordenador.

Segundo o psicólogo, mestre em Psicologia Social e especialista em Saúde e Perfil Psicólogo da SMS, Gabriel Henrique Figueiredo - que está à frente do Núcleo -, os profissionais atenderão em modalidade de psicoterapia breve e/ou o plantão psicológico. As especificidades consistem em avaliação, triagem e encaminhamentos dos casos necessários para atendimentos especializados, com base na particularidade de cada paciente.

“Em média, os pacientes da fila necessitam de apenas cinco sessões, mas acabam por aguardar muito tempo para serem atendidos, pelo fato de não haver uma triagem. Dessa forma, a psicoterapia breve e/ou o plantão psicológico possibilitarão o auxílio de forma imediata e eficaz, onde aqueles que se enquadrarem em até cinco sessões serão assistidos pelo Núcleo e os que precisarem de acompanhamento mais longo serão referenciados para Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS)”, explicou.

Outra meta da iniciativa é realizar um diagnóstico programático das demandas da psicologia. “A partir do referenciamento para as unidades especializadas, nós teremos condições de avaliar se as equipes programadas para os atendimentos têm condições reais de atender esses encaminhamentos ou se haverá a necessidade de ampliação. Esse monitoramento será feito especialmente nos ambulatórios das policlínicas - que não possuem um dimensionamento e parametrização nas políticas que integram a assistência psicológica. Tendo cumprido todos estes objetivos, o Núcleo garantirá humanização e acesso à Política de Saúde Mental para todos os cuiabanos que buscarem nossos atendimentos”, concluiu.