Saúde / DIVERSÃO E APRENDIZADO

09 de Outubro de 2017 15h49

Saúde comemora ‘Dia das Crianças’ com orientações sobre saúde bucal e alimentação saudável

09/10/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Santa Izabel I e II promoveu na sexta-feira (06) um evento para mais de 60 crianças em comemoração ao ‘Dia das Crianças’, celebrado nacionalmente na próxima quinta-feira, 12 de outubro.

Embora as guloseimas, como pipoca, sorvete, cachorro quente, bolo, bala entre outros tenham sido ofertadas, o evento trouxe palestras, teatros com a personagem Branca de Neve e a ‘cárie’ para mostrar que é preciso cuidados na hora de consumir estes alimentos e pontuar os benefícios que a alimentação saudável pode trazer à saúde.

Além disso, houve exposição de macro modelos de dentes, para orientar sobre as doenças e agravos bucais e ainda a distribuição de kits de higiene, contendo creme, escova e fio dental.

A odontóloga da unidade, Camila Gomes Silva Ibarra, explica que a ação visa comemorar a data tão esperada pelos pequenos e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a importância da prevenção em saúde bucal, desde a infância. Ela garante que, apesar da pouca idade, o público infantil, especialmente os a partir dos três anos, já consegue discernir sobre os benefícios que esses cuidados  podem trazer à vida das pessoas.

“Essa idade é o início da percepção dos porquês e são muitos os hábitos e valores adquiridos na infância que são levados para a vida adulta. O cuidado com a saúde bucal é um deles. Com uma boa introdução do tema na rotina familiar, os pais podem prevenir diversas complicações e participar ativamente dessa etapa do desenvolvimento da criança. Diante disso, realizamos o ato com a intenção de trazer diversão, conscientização e estreitar os laços com os pais objetivando sempre a saúde dessas crianças”, frisou a odontóloga.  

Moradora do bairro há cerca de dois anos, Ellen Cristina Alves avalia que os cuidados ofertados na saúde bucal do Município são tão bons quanto os de uma clínica particular. Ela descreve a relevância de poder contar com este serviço para seu filho, Davi Lucas, de 4 anos. “Fiquei impressionada com o carinho e a dedicação da Dr. Camila com as crianças. Ela conhece cada um pelo nome. Percebi que os cuidados daqui que não perde em nada para uma clínica particular. Com toda certeza,,meu filho agora será paciente desta unidade”, disse.

Anne Gabriele Souza, 06 anos, que já é paciente do PSF, ressalta que aprendeu a lição. “Não podemos comer muitos doces. Hoje pode, porque é dia das crianças, mais depois tem que escovar direitinho o dente para não dar cárie”, avisou.

Na quinta-feira (05), a comemoração com orientações odontológicas foi realizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Regional Norte. Na ocasião, cerca de 80 crianças que compareceram para consultas médicas participaram das atividades que contou com brincadeiras, guloseimas e teatro de fantoches.