Saúde / CAPACITAÇÃO

15 de Setembro de 2017 15h20

Saúde avança na humanização dos serviços nas unidades de atenção secundária

15/09/2017

MARIA BARBANT

Davi C Valle

Arquivo

Terminou nesta quinta-feira (14) o quarto e último módulo do curso “Humanização na Recepção”. Realizado no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá o curso reuniu em dois dias 67 servidores. A capacitação que tem por objetivo melhorar a relação entre profissionais e usuários, tornando o atendimento mais qualificado e humanizado nas unidades de saúde.

“A ideia é que esses profissionais reconheçam a unidade em que atuam como parte integrante de uma rede de atenção e, de posse dessas informações, possam melhorar a comunicação, o acolhimento e a relação com os diferentes níveis dentro da unidade e com os usuários”, destacou a diretora técnica da Atenção Secundária, Dúbia Beatriz Oliveira Campos. 

Neste quarto módulo foram abordadas questões ligadas ao tema “Qualificando a relação das Unidades da Atenção Secundária na Rede de Atenção, com foco no atendimento Humanizado”.

Na quarta-feira (13), durante o período da manhã, foram  retomados alguns aspectos relacionados à Atenção Secundária,  Atenção  Primária e Atenção Terciária como a estruturação dos serviços, fluxos, normativas e outros, considerados importantes para uma atuação eficiente do profissional da recepção.

No período da tarde, os profissionais conheceram também as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a estrutura Superintendência de Regulação.

Dúbia Campos, explicou que a ideia da gestão é através da capacitação contínua, os profissionais possam ser estimulados  a buscar o conhecimento e sobre a importância do trabalho qualificado.

“Por meio do conhecimento sobre a rede, os profissionais da recepção estão sendo valorizados em seus processos de trabalho e mais preparados para acolher e orientar nossos usuários”, destacou.

Desde março, quando aconteceu o primeiro módulo, 321 servidores participaram da capacitação. No Módulo I  foi feita uma Introdução para recepção do SUS; no Módulo II a abordagem teve como foco aspectos do Processo de Trabalho e tecnologia do protocolo de Classificação de Risco ; no Módulo III, o tema foi Qualificando as principais tecnologias do Processo de Trabalho da recepção. Todos os temas tiveram como principal foco, o atendimento inclusivo e humanizado.