Saúde / GESTÃO

17 de Fevereiro de 2017 11h00

Saúde adota medidas para humanizar atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá

17/02/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

Uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro para a Saúde é a humanização e o cuidado com os pacientes do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, aliás uma das primeiras unidades visitadas pelo prefeito assim que assumiu o executivo municipal. Para que isso ocorra, uma serie de medidas vem sendo tomadas pela secretária, Elizeth Lucia de Araújo e sua equipe.

No último final de semana a estratégia adotada, de mobilização da equipe do Pronto Socorro, possibilitou a realização de um mutirão que transferiu 19 pacientes, que se encontravam nos corredores da unidade hospitalar, aguardando atendimento especializado. No total foram transferidos para o Hospital São Benedito 07 pacientes (05 deles da enfermaria e dois de UTI); para o Hospital Santa Helena mais 02 pacientes da enfermaria; outros 06 para o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande e mais 04 para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Para a secretária adjunta de Planejamento e Operação, Maria Salete Ribeiro, a ação tem um significado mais profundo do que aparenta, foi a comprovoção de que é possível fazer. “Com gestão, com a parceria dos hospitais filantrópicos, e ação conjunta da nossa rede de policlínicas e UPA - Norte e Sul -, com o fortalecimento do trabalho e o comprometimento da equipe do Pronto Socorro, e,  um olhar diferenciado,   o Município pode melhorar o cuidado com seus pacientes”, disse ela.

Salete Ribeiro disse que o esse trabalho terá continuidade e que o sucesso do processo de humanização envolve pacientes e servidores,  numa ação pró-ativa, solidária e de permanente  diálogo entre os vários segmentos da Saúde, no sentido de resolver os problemas de gestão e buscar saídas para a falta de leitos, problemas na  estrutura e outras melhorias.

“A Saúde tem  assistência e a gestão desafiadoras, e a solução passa por várias  medidas que vão desde a reestruturação da rede hospitalar no interior do Estado, o fortalecimento da relação do município com prestadores de serviços,   melhoria da  gestão das unidades próprias, inclusive da Central Municipal de Regulação, até  a formação, capacitação e qualificação dos servidores”, salientou.

Na Central de Regulação, por exemplo, desde o final do mês de janeiro um mutirão vem sendo realizado com o objetivo de  identificar todos os pacientes que ainda aguardam por atendimento, seja de consultas, exames ou cirurgias, nas diferentes áreas especializadas.

Hoje, segundo os números da Regulação, 71 mil pacientes aguardam na fila de espera desde 2013. Para se ter uma ideia, desse total (de 71 mil pacientes), 46 mil esperam por consultas e, 6.300 por cirurgias cardíacas, neurológicas ou ortopédicas.

“É importante salientar que esses números, com certeza, são muito menores. Muitos desses pacientes já foram atendidos, alguns procuraram por serviços em unidades privadas, e outras situações aconteceram. Precisamos saber quem são essas pessoas, quantas ainda precisam de algum tipo de atendimento e também atualizar informações relacionadas ao endereço e telefone desses pacientes”, explicou a secretária adjunta levantando como uma causas dessa situação a comunicação é frágil e um alto índice de absenteísmo, em torno de 50%.

Para minimizar esse problema a SMS de Cuiabá está organizando um mutirão para a atualização cadastral  dos usuários do SUS, previsto para acontecer no inicio do mês de março.

Outra medida citada pela secretária adjunta,  é a necessidade de contratualização de novos leitos de retaguarda. Isso vem sendo negociado com hospitais contratualizados mas, nos próximos dias, já estarão disponíveis mais 15 leitos de retaguarda no Hospital Militar que  serão utilizados para encaminhamento de pacientes de complexidade intermediária.

“Com a contratualização de leitos de retaguarda vamos conseguir manter um fluxo dinâmico de pacientes no Pronto Socorro e eliminar a necessidade de  acomodação desses pacientes nos corredores. Assim estaremos resgatando o  o perfil da unidade, de salvar vidas, e não de permanecer com pacientes moradores”, frisou Salete Ribeiro. Hoje  , o  Pronto Socorro  recebe  um número de pacientes equilavente a duas unidades, hospitalar e pronto socorro.

Para se ter uma ideia do que isso significa, nesta quarta-feira, o HPSMC tinha internados 270 pacientes, mais 90 nos corredores.  A sala vermelha que deveria atender no máximo 10 atende, em média, 40 pacientes por dia.

Em relação aos pacientes crônicos, que hoje somam cerca de 46 pessoas, que podem ser tratados e medicados em suas casas, com disponibilização de medicamentos pelo Pronto Socorro, ou aqueles que necessitam de um período até que  tenham um quadro clinico que permita a realização de cirurgia, que também acabam ficando nos corredores da unidade hospitalar, a  ideia é que eles sejam acompanhados pelos profissionais das unidades da Atenção Básica e Secundária, com o suporte especializado.

Como parte das ações que buscam diminuir o número de pacientes a espera de procedimentos, estão sendo intensificadas a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal São Benedito, onde já no  próximo final de semana, 12 pacientes serão operados. Outros 12 também passarão por cirurgias no Pronto Socorro. A cada semana 24 pacientes serão operados até que a fila que hoje gira em torno de 100 pessoas, seja zerada.

“A humanização da saúde passa por uma gestão democrática e participativa. Não tem como falar em  humanização sem que a gente enxergue  o sofrimento do trabalhador, a fragilidade dos processos de gestão e as respostas para os trabalhadores e usuários. Temos que tirar os pacientes dos corredores, inseri –los na rede para que possam finalizar seus  tratamentos e aí sim, entrar com processo de capacitação, e um programa de atenção a esse trabalhador que também está adoecido, daí a importância da reestruturação de todos os serviços ”, salientou a secretária adjunta.

Salete Ribeiro destacou também a parceria com a rede, com os prestadores de serviços e agradeceu à equipe do Pronto Socorro, à Atenção Secundária e aos hospitais filantrópicos e parceiros que receberam os pacientes dessa primeira ação que visa tornar o PS uma unidade de saúde com padrão de qualidade.