Saúde / ATENDIMENTO

20 de Outubro de 2016 08h05

Saúde acerta detalhes de atuação durante Jogos Universitários

20/10/2016

MARIA BARBANT

Secretaria Municipal de Saúde

Cuiabá vai receber de 02 a 13 de novembro os 64º Jogos Universitários Brasileiros. Nesta terça-feira (19), técnicos da Saúde, Vigilância Sanitária, Educação e Esportes, do Estado e município, estiveram reunidos na sede da SMS de Cuiabá com o secretario adjunto de Assistência, Daoud Mohad Khamis Jaber Abdallah, fechando os detalhes do evento.

Cuiabá foi escolhida como sede desta edição dos jogos em razão do sua expertise na realização de grandes eventos. “Temos um histórico na organização de seis grande eventos testes que foram  os Jogos Indígenas, as Olimpíadas Escolares, os jogos testes na Arena Pantanal e  a Copa do Mundo de Futebol. A organização desses eventos fizeram com que a Saúde do município e do Estado, desenvolvessem um know-how baseado no tripé,  logística e comunicação precisas, assistência no local e unidades de saúde dedicadas ao evento”, explicou o coordenador médico local, Fabio Liberali Weissheimer .

Para atender à competição e não sobrecarregar a rede de atenção tradicional será montada uma logística de assistência. Na Arena Pantanal haverá um posto médico avançado e nos demais locais, equipes de socorristas formados por voluntários, acadêmicos do ultimo ano dos cursos de fisioterapia, enfermagem e medicina.

Segundo o coordenador, caso seja necessária a remoção do atleta (em razão da gravidade da situação ou para exames especializados), isso será feito por nove ambulâncias, cedidas pelo Estado (básicas e de suporte avançado de vida (SAV).

Após um primeiro atendimento pela equipe de voluntários e havendo a necessidade de remoção as  ambulâncias vão referenciar o paciente  para o posto médico avançado onde estará a equipe responsável pela continuidade do atendimento.

“Se o atleta precisar de  exames ou uma avaliação de especialidade ou internação, a equipe do posto médico mandará esse paciente para  os hospitais referencia que são o Hospital Municipal São Benedito, e o Metropolitano de Várzea Grande”, explicou o coordenador.  

Segundo Fabio Liberali Weissheimer esse modelo de gestão de eventos de massa já adotado na copa do mundo de futebol por exemplo é que  fez com a capital de Mato Grosso  fosse eleita a melhor cidade sede no quesito saúde pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pelo Ministério da Saúde durante a Copa do Mundo em  2014.

O  plano de ação já foi apresentado para a Confederação Brasileira de Desporto Universitário, que por meio do seu diretor médico, Carlos Carneiro elogiou e validou as ações.

Números

A competição irá movimentar cerca de 100 voluntários acadêmicos da área médica, em torno de 60 profissionais médicos no Posto Médico Avançado da Arena Pantanal e outros 40 médicos enfermeiros e motoristas, fora o corpo clínico normal da rede.

Segundo o coordenador, as 7 horas da manhã do primeiro dia do dia todos os voluntários e profissionais já estarão a postos para atender as necessidades do atletas.  

Além disso, caso os atletas poussuam planos de saúde particular serão encaminhadas para rede, que esta ciente e preparada.

A secretaria adjunta de Regulação da SES-MT Maria Gabriela Boabaid Teixeira também participou da reunião. Segundo ela, a “ cooperação técnica e a parceria com município foi fundamental para a elaboração do plano de ação  para  a área de saúde.

“A Saúde do estado e do município participam em conjunto, técnica e financeiramente do evento. O Estado será responsável pelo posto médio avançado e as ambulâncias, e também pelo apoio Regulação para o acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade e UTI aérea se necessário”, destacou.

 

Segundo Maria Gabriela, também estarão mobilizados durante o evento o Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa e o SAMU.