Saúde / CAMPANHA/GRIPE

09 de Maio de 2017 12h30

Sábado será dia D de vacinação nacional contra a Influenza

09/05/2017

MARIA BARBANT

Michel Alvim

No próximo sábado (13), acontece o dia D de mobilização nacional da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Em Cuiabá, do grupo de 108.692 pessoas consideradas prioritárias para vacinação, 17,12%, ou seja, 18.606, já foram vacinadas. A campanha nacional teve inicio no dia 17 de abril e termina no dia 26 de maio.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é vacinar este ano, 90% da população  dos grupos considerados prioritários, algo em torno de 60 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), do Ministério da Saúde, na capital, 7,09 % das 40.201 crianças de 6 meses a menores de 2 anos já foram vacinadas;  25,26% dos 13.499 trabalhadores da Saúde; 13,35% das 8.024 gestantes; 26% das 1.319 puerperas e  21,85% dos 45.649  idosos;

Para a campanha Cuiabá recebeu 21.600 doses da vacina contra a Influenza. Em toda a cidade estão funcionando 64 salas de vacina mais três salas na zona rural, em Nossa Senhora da Guia, Rio dos Peixes – que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco -,  e Aguaçu.

A  coordenadora dos Programas Estratégicos da diretoria de Atenção Básica, Lidiane Cunha Siqueira explicou para o dia D, a SMS de Cuiabá está trabalhando para aumentar o número de salas de vacinação. “No dia 13 de maio, dia D de mobilização nacional, nossa intenção é trabalhar com  87 salas de vacinação  nos Centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF)”, salientou. Ela lembrou também que a população deve procurar as unidades e não deixar para a última hora.    

As pessoas que tiverem qualquer dúvida em relação à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a SMS de Cuiabá disponibilizou o telefone 3617 7309.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são  os trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.  

Também fazem parte dos grupos considerados prioritários os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade e os povos indígenas e os professores das escolas públicas e privadas.

No grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, é necessária a apresentação, no ato da vacina, da prescrição médica.

Saiba mais

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que agravada pode levar ao óbito de indivíduos que apresentem fatores ou condições de risco.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias  das pessoas contaminadas,  ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que após  contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infecciosos direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clinica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B. Este ano a vacina combate as cepas A e B.