Saúde / ANTI-RÁBICA

03 de Outubro de 2017 08h17

Sábado, dia 7 de outubro, é dia de vacinação de cães e gatos em Cuiabá

03/10/2017

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

No próximo final de semana acontece em Cuiabá, a primeira das três  etapas da campanha de vacinação anti-rábica de 2017. A campanha com postos fixos será realizada em dois sábados, nos dias 07 e 21 de outubro e no mês de novembro, na área rural.  Neste primeiro sábado a vacinação de cães e gatos será feita das 07 às 17 horas, nos postos localizados nas regionais Sul e Leste.

Nos 56 postos fixos, 155 vacinadores supervisionados por médicos veterinários, e servidores de apoio da  Vigilância em Saúde, estarão mobilizados na ação.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é de 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie. A meta da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para a capital este ano  é vacinar  64.390 cães e 13.678 gatos, totalizando 78.068 animais a serem imunizados contra a raiva animal.

Em Cuiabá, de 2007 a 2017, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros (morcegos) sendo  um deles em 2007, num cão; um em 2008 e dois em 2016, esses últimos três em morcegos, e todos os casos na área urbana.

Na área rural o início da vacinação está previsto para o mês de novembro. Lá, a UVZ espera vacinar 4.678 cães e 1.084 gatos, num total de 5.762 animais.

A coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho, explicou que a estratégia de vacinação adotada visa melhorar a cobertura vacinal contra a raiva animal através de barreira imunológica de cães e gatos. “Ao longo do ano a Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza várias ações em parceria com organizações não governamentais para vacinar gratuitamente cães e gatos”, explicou a coordenadora.

A Campanha de Vacinação é mais uma ação visando melhorar a cobertura vacinal.

Durante a campanha, nos postos fixos profissionais de saúde de nível superior  terão a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

“É fundamental a participação da população para que possamos prevenir a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico para seres humanos”, ressaltou Alessandra Carvalho.

É importante lembrar ainda que durante o período da campanha, a UVZ manterá um posto de vacinação  em sua sede que funcionará no mesmo horários dos demais.

Para tirar as duvidas da população, a Unidade de Vigilância em Zoonoses disponibiliza o telefone 3617 1680.

A doença

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

Porém, segundo os técnicos, atualmente, os morcegos representam um problema de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica animal 2017

Data: 07 e 21 de outubro

Horário: das 07 às 17 horas

Local: Postos fixos

Confira aqui os postos fixos nas Regionais Sul e Leste