Saúde / URPICS/HORTO

08 de Fevereiro de 2017 15h34

Roda de Terapia inaugura iniciativa na Unidade de Referência do Horto Florestal

08/02/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Unidade de Referência de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), da Secretaria  de Saúde  de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (8) mais uma atividade, a Roda de Terapia Comunitária Integrativa Temática. O objetivo é reunir especialistas, universitários, profissionais da saúde e usuários para que possam discutir vários temas  de interesse, a fim tornar o cidadão mais consciente e responsável por sua saúde e também por sua comunidade.

Convidada para a primeira Roda Temática, a  professora Rosa Lucia Rocha, Doutora em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instituição parceira da SMS de Cuiabá falou sobre a iniciativa . “Um dos objetivos da Terapia é tornar o cidadão consciente e corresponsável pela sua saúde, mas, não basta só procurar a unidade,  é preciso que o cidadão entenda   o momento que a Saúde passa e o que cada um pode fazer como cidadão”, salientou.

Os temas que irão movimentar a Roda temática foram definidos a partir dos eventos em destaque no mês, que também são trabalhados nas unidades de saúde e aqueles do cenário político atual assim, até o mês de junho serão realizadas cinco Rodas temáticas. Hoje o tema foi A saúde na atual conjuntura política. No dia 21 deste mês o será o Alcoolismo; no dia 15 de março, Mulher;  no dia 12 de abril, Depressão;  no dia 17 de maio a Saúde do Trabalhador e no dia 21 de junho, a Política das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

“No segundo semestre a proposta é com as Rodas temáticas continuem e que possamos trabalhar cada uma das Práticas Integrativas, para torná-las conhecidas e publicizar melhor a unidade”, explicou a nutricionista Nensmorena Preza Fontes.

Unidade de Referência

A Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) está sendo implementada desde 2014. A unidade foi pensada para atender aos trabalhadores do município, em especial, neste primeiro momento, aos servidores da saúde, e pacientes do SUS encaminhados para esses tratamentos. Além disso, a ideia é de que a unidade se torne um espaço para capacitação e formação dos servidores.

Na unidade são realizados atendimento em  homeopatia, fitoterapia, plantas medicinais, terapia comunitária integrativa (TCI),  alimentos funcionais e outros auxiliando a  prevenção e promoção da saúde e do bem estar do ser humano. “Entre as propostas para a expansão dos serviços é a descentralização, levando essas práticas para  outras unidades de saúde a fim de atender os trabalhadores da administração municipal e também os pacientes do SUS”, explicou Nensmorena Preza Fontes.

A implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS está prevista na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNIC), baseada em justificativas de natureza política, técnica, econômica, social e cultural,  além de atender à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, entre as quais destacam-se a acupuntura, homeopatia, fitoterapia, entre outras.