Saúde / SEGURANÇA

16 de Fevereiro de 2018 14h27

Reunião de alinhamento para definição do Protocolo de Atendimentos aos Reeducandos delibera ações emergenciais

16/02/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Durante a manhã desta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), das Penitenciárias de Cuiabá, das Atenções Primária, Secundária e Terciária e da Secretaria Municipal de Ordem Pública para a definição de um Protocolo de Atendimentos em Saúde a Reeducando. 

De acordo com a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo a reunião, bem como a definição de medidas protocolares, visam, sobretudo, a segurança da população assistida pelo Sistema Único de Saúde nas unidades de pronto atendimento 24 horas de Cuiabá, no momento em que a população privada de liberdade também é direcionada para estas unidades. O encontro considerou o incidente ocorrido na última terça-feira (13), quando um tiroteio ocasionado por uma suposta tentativa de resgate a um presidiário deixou feridas cinco pessoas, entre elas um bebê de apenas seis meses de vida.

“A reunião foi fruto do compromisso que nós assumimos com a população da Capital e com os profissionais da Saúde, onde garantimos que vamos instituir e colocar em prática medidas e protocolos no fluxo assistencial à Saúde, e a SEJUDH, por sua vez, os protocolos de segurança. É importante destacar que o encontro não visou buscar culpados, mas sim traçar medidas em conjunto para prevenir situações como a que ocorreu na UPA Morada do Ouro e ofertar maior segurança aos cuiabanos, que neste momento, estão assustados e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento à população privada de libertada”, frisou a secretária.

Dentre as medidas emergenciais definidas no ato, está a comunicação prévia aos coordenadores das unidades de saúde, possibilitando, além da diminuição de riscos à população, o preparo das equipes médicas para que os atendimentos sejam realizados o mais rápido possível. Além disso, ficaram definidas mudanças estruturais para que, tanto a classificação de risco, quanto o atendimento aos reeducandos passem a ser realizados em salas específicas e separadas dos demais públicos. Outro ponto importante foi a definição de dois locais exclusivos para estes atendimentos: um deles para a classificação e atendimentos mais corriqueiros e o outro para os casos graves. As adequações desses espaços, bem como o reforço na segurança serão realizadas pela SEJUDH.

Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanuel Flores o trabalho em conjunto com os demais parceiros trará efeitos positivos para a população cuiabana. “Nós estamos desde o ano passado junto à Secretaria de Saúde buscando medidas que minimizem os impactos dos atendimentos em Saúde aos reeducandos para a população em geral. E essa parceria, por meio das ações definidas nesta reunião, busca evitar qualquer evento negativo. Estamos alinhados para afiançar o direito à saúde à população privada de liberdade, garantindo a segurança necessária aos cuiabanos”, finalizou.