Saúde / CONSTRUÇÃO COLETIVA

14 de Março de 2019 08h56

Representantes de 15 comunidades debatem melhorias em Saúde na Pré-conferência Rural ‘Fazenda Velha’

14/03/2019

OZIANE RODRIGUES

A segunda etapa da ‘Pré-Conferência Municipal de Saúde’ reuniu representantes de 15 comunidades rurais na quarta-feira (13). Os debates aconteceram na Escola Municipal Rural Novo Renascer, na comunidade Fazenda Velha (a 50 km de Cuiabá), e tem por objetivo definir as diretrizes das políticas públicas de saúde a serem adotadas ao longo do tricentenário da Capital.

Durante a solenidade de abertura, a secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, explicou que as problemáticas em saúde, bem como a solução para as mesmas, servirão de subsídio para a 13ª Conferência Municipal de Saúde a realizar-se em abril. Ela enfatizou ainda a importância da participação popular, especialmente dos moradores da zona rural.

Ao todo o Conselho realizará nove Pré- Conferências, sendo quatro nas regionais urbanas e mais cinco rurais. As propostas levantadas nestas etapas subsidiarão Conferência Municipal subsequentemente a Nacional. “É um momento de luta, de formação de opinião e defesa de ideias. Por isso é tão importante a participação de todos, especialmente da zona rural que possui dificuldades no acesso a saúde.”

De acordo com o vice-presidente da comunidade Raizama, Almindo Reis, foi pensando nesta dificuldade de acesso que surgiu uma das principais propostas debatidas no evento: o acréscimo de equipes do Consultório Itinerante. O projeto oferece atendimentos médico e odontológico e demais atribuições inerentes da Atenção Básica às 250 famílias da região.

“Nosso maior anseio é a construção de um Centro de Saúde. Entretanto, sabemos que, segundo o Ministério da Saúde, não atingimos o quantitativo populacional. Então, a possibilidade de melhoria para a nossa região é que sejam aumentadas as equipes do Consultório Itinerante, para que possamos receber mais vezes por mês a atenção especial que eles nos dedicam”, destacou.  

Outros assuntos como o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde também foram discutidos durante esta etapa. Seguindo o cronograma, a próxima Pré-Conferência acontece no sábado (16), na Regional Oeste.