Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

05 de Março de 2019 08h00

Regional Sul recebe ‘Pré-conferências Regionais’ esta semana

05/03/2019

OZIANE RODRIGUES

Davi do Couto Valle

Moradores da Regional Sul devem ficar atentos, pois o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cuiabá dará início às Pré-conferências Regionais, no próximo sábado (09). A etapa que faz parte da preparação para a 13ª Conferência Municipal de Saúde e acontecerá das 8h às 18h na Escola de Saúde Pública, situada no bairro Coxipó.

Os debates serão norteadas por três eixos temáticos "Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS" e terão como objetivo colher subsídios e propostas a partir dos debates para a etapa Municipal que acontecerá de 10 a 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, para garantir a equidade, os debates são abertos à participação de usuários, trabalhadores do Sistema Único Saúde - SUS, gestores, prestadores de serviços e outras instituições para discutir diferentes interesses dos grupos envolvidos - emergindo daí a vontade política que deve influenciar a agenda pública com base em novas diretrizes. As participações ocorrem impreterivelmente e respectivamente seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subseqüentes.

“Tanto as Pré-Conferências Regionais, quanto a Conferência Municipal seguem essa ordem de participação, garantindo equidade do debate. Lembrando que o segmento Usuário tem 50% de participação assegurada, conforme prevê o regimento porque é a população que sofre na pele as más políticas públicas ou que será beneficiada pelas boas. Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na prática da avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde, com a participação de todos os segmentos e controle social em todas as etapas da Conferência”, destacou a secretária executiva.

Conforme o regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde, validado pela Resolução nº63/2018//CMS, de 04 de novembro de 2018, a Etapa Regional será constituída por nove Conferências Regionais a serem realizadas nas quatro regionais urbanas – Leste, Oeste, Norte e Sul e em outras cinco envolvendo as áreas rurais – Distrito da Guia/Aguaçu, Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes, Fazenda Velha e Pequizeiro. Os locais foram definidos conforme desenho territorial e populacional.  

As inscrições para todas as ‘Pré-Conferências Regionais’ serão realizadas ‘in loco’ no dia dos respectivos eventos. Os delegados que irão compor a Conferência Municipal serão eleitos democraticamente nas regionais.

 

CRONOGRAMA

09/03 (sábado) - REGIONAL SUL

Local: Escola de Saúde Pública Av. Adauto Botelho, nº 552 Coophema

Horário: 8h às 18h

13/03 (quarta-feira) – ETAPA RURAL SUL (Fazenda Velha)

Local: Escola Novo Renascer, ao lado da Fundação Santiago

Horário: 7h30 às 10h30

16/03 (sábado) – REGIONAL OESTE

Local: Universidade de Cuiabá – Campus UNIC Barão

Horário: 8h às 18h

20/03 (quarta-feira) ETAPA RURAL (Pequizeiro)

Local: EMEB Rural – Nova Esperança, Rua 14 – Nova Esperança

Horário: 7h30 às 10h30

21/03 (quinta-feira) - ETAPA RURAL (Coxipó do Ouro)

Local; São de festa Av. Principal S/N – Praça do Rosário

Horário: 7h30 às 10h30

23/03 (sábado) – REGIONAL NORTE

Local: Escola Dione Augusta Silva Sousa Av. Tuiuiú nº45 CPA IV

Horário: 8h às 18h

25/03 (segunda-feira) - ETAPA RURAL (Rio dos Peixes)

Local: Escola Municipal Estevão Alves Correa

Horário: 7h30 às 10h30

28/03 (quinta-feira) - ETAPA RURAL (Guia/Aguaçú)

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 7h30 às 10h30

30/03 (sábado) REGIONAL LESTE

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – Travessa Francisco de Siqueira nº 195 – bairro Bandeirante

Horário: 8h às 18h