Saúde / BALANÇO DA GESTÃO

06 de Dezembro de 2017 11h45

Reformas, entrega de novos equipamentos e lançamentos de obras marcam primeiro ano da gestão Emanuel na Saúde

06/12/2017

OZIANE RODRIGUES

Arquivo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro protagonizou o início do choque de gestão na área da Saúde em Cuiabá. Apesar das dificuldades provenientes da falta de repasses à pasta, múltiplos avanços foram proporcionados visando à humanização nos atendimentos. Para se ter ideia, em menos de um ano,  42 projetos de reformas de unidades básicas foram recuperados e estão em andamento, sendo que a do Programa de Saúde da Família no  São João Del Rey/Novo Millennium já foi entregue à população totalmente equipada.

Seis novas UBS - Unidades Básicas de Saúde tiveram as obras lançadas e outras 10 receberão ordem de serviço até o fim deste mês. Juntas elas representarão um acréscimo de 40 novas Equipes de Saúde da família, até meados de 2018, quando deverão ser entregues.

As unidades de Atenção Secundária e Básica receberam, além das capacitações para os profissionais, investimentos em sistematizações, novos equipamentos como aparelhos de ultrassonografia computadorizada, câmaras frias para o armazenamento de vacinas, inaladores, eletrocardiogramas, entre outros. Nesta semana, dando seqüência ao processo de reestruturação, 15 camas ginecológicas foram entregues à comunidade.

Segundo o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Dr. Milton Corrêa todos os equipamentos são de última geração e foram adquiridos por meio de emendas parlamentares e recursos próprios, para dar celeridade aos atendimentos e diagnósticos. “Apenas neste início de gestão já conseguimos avançar nas melhorias, sempre observando a necessidade de cada unidade. Até o fim do ano, faremos a entrega de novos equipamentos, sempre pensando na melhoria e qualidade dos atendimentos”, frisou.

A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo ressaltou que as ações realizadas neste ano são apenas o início do grande processo de humanização da Saúde nas bases, determinado pelo prefeito.

“Enfrentamos muitas dificuldades neste primeiro ano frente à pasta, mas também colhemos muitos frutos positivos. Investimos na atenção primária porque é determinação do prefeito que levemos a saúde para perto das pessoas, investindo em todas as áreas, mas com foco na promoção do bem estar e da prevenção às doenças. E não há como cumprirmos essa determinação sem o fortalecimento da atenção básica. Por isso, estamos todos alinhados para enriquecermos as ações e contribuirmos cada vez mais com melhoria da qualidade de vida dos cuiabanos”, finalizou a gestora.