Saúde / GESTÃO PARTICIPATIVA

08 de Fevereiro de 2018 08h00

Reforma e ampliação do Centro de Saúde Novo Terceiro poderá contar com participação da comunidade

08/02/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Seguindo as diretrizes instituídas no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro na qual se inserem uma gestão participativa e voltada  para o bem estar coletivo dos servidores e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão cuiabano, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo continua vistoriando ‘in loco’ o funcionamento das unidades de saúde da capital.

Acompanhada pela diretora de Atenção Básica, Larissa Kchimel e pelos engenheiros da SMS, a gestora reuniu-se nesta terça-feira (06) com servidores do Posto de Saúde do bairro Novo Terceiro, membros do Conselho Gestor da unidade, presidente do bairro, representantes da comunidade e com o vereador Mario Nadaf. Dentro os  principais assuntos da pauta este a ampliação e reforma da unidade. O local está no cronograma das mais de 57 obras da SMS que estavam paralisadas ou não iniciadas pela gestão anterior e no próximo mês receberá ordem de serviço para início das obras. Elas serão realizadas via execução direta e poderão contar com a participação da comunidade a exemplo do que está acontecendo nos bairros, Tijucal e Parque Cuiabá.

“Esta unidade tem duas frentes de trabalho importantes que são a reforma e a ampliação, onde construiremos um centro odontológico. Ao todo, o serviço custará pouco mais de R$ 143 mil e será feito pela equipe de obras da própria Secretaria de Saúde ao prazo de 180 dias. Contudo, a exemplo do que foi discutido nesta reunião, queremos envolver serventes e pedreiros da própria comunidade e, sobretudo, contar com o apoio de cada cidadão para que nos ajude tanto na fiscalização da obra, quanto na execução do serviço. A experiência que tivemos nesta parceria é que a comunidade se sente parte do processo e, é essa gestão participativa com elo de zelo que nosso prefeito Emanuel Pinheiro está implantando na Cuiabá dos 300 anos”, ressaltou a secretária.

De acordo com o presidente do Novo Terceiro, Antônio Fernando do Carmo, a proposta de parceria da comunidade surgiu durante a reunião. Ele explicou que  há  mais de 10 anos a comunidade local e outros quatro bairros da região, o Coophamil, Jardim Ubiratã, Jardim Beira Rio e São Benedito, aguardam a completa reestruturação do espaço de saúde, por isso, ele acredita que a parceria será aceita com louvor. “Ao todo, mais de 10 mil pessoas dependem desta unidade. Nós somos uma comunidade parceira, nos envolvemos na construção de uma praça aqui no bairro e ela está saindo conforme a população sonhou. Tenho certeza que o mesmo esforço será investido nesta obra. Vamos agendar uma reunião com a comunidade e daremos nossa resposta positiva à secretária”, pontuou o líder comunitário.  

O presidente do conselho gestor, Ambrósio Moreira Souza Santos frisou que o objetivo principal da reunião foi estabelecer início meio e fim da construção e sentiu-se satisfeito com os critérios estabelecidos. “Saio desta reunião satisfeito enquanto Conselho Gestor, pois exercemos a prerrogativa de fiscalizar e de ser deliberativo, com a obrigatoriedade de fazer todo o acompanhamento técnico administrativo e financeiro desta obra e a Secretaria nos trouxe todas as informações. A partir de agora, buscaremos realizar a reunião com a comunidade e criar imediatamente uma comissão popular para iniciarmos os trabalhos junto à secretaria de Saúde como ela nos propôs”, concluiu.

A reunião também deliberou sobre o credenciamento do Centro de Saúde, que será transformado em Unidade de Saúde da Família (PSF) tão logo a reforma seja concluída e ainda sobre reparos estruturais imediatos. Sobre este último, a diretora Larissa informou aos servidores da unidade que, pela dimensão da obra, os mesmo serão realocados para o Centro de Saúde do bairro Cidade Verde, e só retornarão após os 180 dias, quando a unidade será entregue reformada, ampliada e totalmente equipada.

Mais Vistorias

Na última semana, a secretária de saúde, acompanhada pelo vereador Marcrean dos Santos, também vistoriou as obras do PSF Renascer, Centro de Saúde Pedregal, Centro Odontológico, PSF e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Jardim Leblon, Centro de Saúde e Policlínica do Planalto. Todas as obras citadas possuem emendas impositivas do parlamentar.