Saúde / HUMANIZAÇÃO

04 de Julho de 2018 10h37

Reforma da USF Bela Vista/ Carumbé garante humanização nos atendimentos em saúde para 9 mil pessoas

04/07/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Mais de nove mil moradores da Regional Leste de Cuiabá foram beneficiados com a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Bela Vista e Carumbé. A USF, que é a 6ª unidade básica de saúde inaugurada pela atual gestão e faz parte do pacote de 67 obras que estavam paralisadas ou não iniciadas em gestões anteriores e em vias de perder os recursos, foi entregue oficialmente à população pelo prefeito Emanuel Pinheiro e secretário municipal de Saúde Huark Douglas Correia, na noite desta terça-feira (03).

A revitalização foi conduzida pela equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao custo de R$ 105.657,50, e entregue aos munícipes totalmente equipada, com novas mobílias e climatizada em todos os ambientes. De acordo com o prefeito, com a entrega da unidade, a gestão que atua em caráter de finalização em outras 30 frentes de trabalho de estruturações, reformas, ampliações e novas obras, avança com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros carentes, onde está a população que mais precisa da atenção do poder público.

“Fiz um compromisso de entregar uma Cuiabá melhor para todos os cuiabanos. Mas o foco da nossa gestão é cuidar ainda mais daqueles que dependem exclusivamente do poder público para ter uma vida saudável e digna. Por isso, estamos entregando a 6ª unidade de saúde totalmente nova para a população e, com isso, vamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica e transformar os 85 centros de Saúde da Capital que estavam totalmente insalubres, em ambientes de vida para a população cuiabana”, frisou Pinheiro.

A aposentada Maria Maciel, de 77 anos, que mora no bairro Bela Vista há 40 reforçou emocionada a declaração do gestor. “Há cerca de um ano e meio eu fui diagnosticada com câncer de colo de útero, e aqui, eu recebi todo o acompanhamento e apoio necessário e, graças a Deus fui curada da doença. Então, é a maior alegria ver este posto de saúde todo reformado e acolhedor. O prefeito está certo, o PSF de cada bairro é a ferramenta que verdadeiramente proporciona vida para a população. Eu recebi vida quando aqui estava caindo aos pedaços, imagina quantas vidas não serão abençoadas agora, que o nossa USF está lindo. Que o prefeito continue sendo este agente transformador de vida por todos os bairros carentes da nossa cidade”.

CAPACIDADE OPERACIONAL

A USF tem capacidade para realizar até 2.800 consultas médicas por mês, 1.344 consultas de enfermagem, além de 8.400 visitas domiciliares. Além do atendimento comum, a população terá acesso a grupos educativos, que têm como objetivo alertar e conscientizar a importância da prevenção da saúde. São eles: Diabetes e Hipertensão Arterial, Insulino Dependentes, Caminhada, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Planejamento Familiar, Gestante, Grupo de Papanicolaou e Grupo de Prevenção à Tuberculose.