Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

20 de Janeiro de 2020 14h30

Recepcionistas de UPAS e Policlínicas passam por capacitação

20/01/2020

OZIANE RODRIGUES

Oziane Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá está realizando uma série de capacitações com os convocados no último processo seletivo da Pasta. Nesta segunda-feira (20) a coordenadoria de Atenção Secundária, deu início à capacitação dos servidores dos cargos de recepcionistas da urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento 24h – UPAS e Policlínica.

Os treinamentos aos novos servidores que terão sequência nesta terça-feira (21) estão acontecendo no auditório do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, das 7h às 12h. De acordo com a coordenadora de Atenção Secundária, Suellen Gomes Teixeira, o foco é ofertar atendimentos mais humanizados.         

“Temos como premissa a humanização nos atendimentos à população SUS - conforme preconiza a gestão Emanuel Pinheiro. Diante disso, por se tratarem de servidores novos, onde alguns deles nunca tiveram contato com os serviços de Saúde, todas as palestras terão como foco fornecer o suporte necessário para que ambos, pacientes e servidores, sintam-se acolhidos dentro das nossas unidades”, frisou.

Para alcançar esse objetivo, as palestras estão voltadas para as seguintes temáticas; Recepção, Acolhimento e Atendimentos Humanizado, Relações Interpessoais, Trabalhando o Tom de Voz, Ouvidoria e Segurança.

“Está última será ministrada por um militar que ensinará quais os cuidados e como agora e como agir em casos de assalto ou de intervenção criminosa na unidade. Prezando, sobretudo, pela integridade física dos funcionários e pacientes”, completou a coordenadora.

Para a nova recepcionista da Policlínica do Planalto, Vanessa Lemes de 33 anos (que também é professora formada) a capacitação foi de fundamental importância, especialmente para servidores que a exemplo dela, nunca tinham tido contato com a rede de Saúde.

“Iniciei no Planalto no dia 27 de dezembro e, até então nunca tive dentro de uma policlínica ou UPA. O primeiro impacto já foi extremamente relevante, pois vi o muito que uma unidade de Saúde faz, mesmo com poucos recursos. No mais, a capacitação foi fundamental, pois além de conhecermos a equipe gestora e os demais companheiros de outros plantões – o que proporciona uma troca de experiência agregadora entre nós. E, sobretudo, contribui para levarmos atendimentos com mais qualidade focando exclusivamente no bem-estar dos pacientes”, frisou a nova recepcionista.