Saúde / EM CUIABÁ

17 de Junho de 2021 11h51

Quase 70% das pessoas agendadas não compareceram nos polos de vacinação na quarta-feira (16)

17/06/2021

HÉRICA TEIXEIRA

Luiz Alves

Arquivo

Quase 70% das pessoas agendadas para vacinar contra a Covid-19, na quarta-feira (16), em um dos seis polos de Cuiabá, não compareceram. Os dados são das equipes que coordenam a vacinação na capital de Mato Grosso. Do total de 4.934 pessoas dos grupos prioritários agendados, somente 1.492 estiveram nos locais, totalizando 3.442 faltosos.

Em Cuiabá, até o momento, já foram aplicadas 248.791 doses, sendo 185.471 mil de primeira dose e 63.320 mil de segunda dose. Os dados são do Localiza Sus, sistema do Governo Federal que contabiliza as imunizações realizada em todo o país.

 O coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, elencou as possíveis causas do não comparecimento das pessoas no dia da vacinação.

“Acredito que são vários fatores para esta evasão, dentre elas, não estar com a documentação necessária, escolher vacina e priorizar outra atividade ao invés da imunização”, relatou.

Para Wellington, estas atitudes só trazem prejuízo a todo o sistema de saúde e atrasa, ainda mais, a imunização. “Infelizmente está faltando conscientização da população. Enquanto não há o comparecimento da pessoa agendada, muitos desejam ser imunizados. Então, essa evasão é muito prejudicial para todos”, alertou.

No maior polo de vacinação de Cuiabá, o Centro de Eventos do Pantanal, tinha agendado para esta quarta-feira, cerca de mil atendimentos, contudo, compareceram pouco mais de 490 pessoas.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Estão sendo vacinados atualmente pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com e sem comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da Educação, trabalhadores de Saúde, pessoas a partir de 53 anos.

Em Cuiabá, há seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.