Saúde / MAIS INVESTIMENTOS

30 de Outubro de 2017 13h35

Quarta Unidade Básica de Saúde lançada visa humanizar atenção à saúde nos bairros

30/10/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta segunda-feira (30), no Residencial Nico Baracat, a construção da quarta de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a obra, o prefeito Emanuel Pinheiro avança na meta de humanizar a atenção à saúde nos bairros investindo na atenção primária.

Durante a cerimônia, a secretária de Saúde, Elizeth Araújo, justificou a ausência do prefeito que está em viagem para Brasília em busca de garantir recursos para equipar o novo Pronto Socorro e lembrou que um dos  compromissos com Cuiabá é o investimento no modelo de atenção à saúde que visa a prevenção às doenças.

“Ainda na construção do Plano de Governo o prefeito compreendeu que o caminho para melhorar a saúde em Cuiabá é o investimento na Atenção Básica. Diante disso, norteou nossa frente de trabalho com foco na saúde das pessoas nos bairros. E essa UBS é o quarto passo desse grande projeto”, frisou.

A exemplo da terceira obra lançada na última sexta-feira (27), no Residencial Santa Terezinha, a UBS faz parte do conjunto de 16 obras da saúde que estavam em vias de perder os recursos, mas que foram recuperados pela atual gestão.

Elas vão atender ao modelo de Porte II, que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), prevê a atuação mínima de duas equipes de atenção básica em uma área de 416 metros quadrados contendo sala de espera, consultórios, salas de vacina e curativos, de atividades coletivas e pontos para estoque e manuseio de medicamentos.

Diante disso, a gestora pontuou que os lançamentos das novas UBS contribuem para que Emanuel honre outro compromisso firmado com a população que é aumentar de 70 para 120 Equipes de saúde da Família até o fim da gestão. “Com as unidades implantaremos mais 40 Equipes em apenas um ano e meio e mais 10 ao longo da gestão, chegando a 120. Com esse número, além do prefeito cumprir mais um compromisso com a população, chegaremos próximo do ideal para levarmos a verdadeira humanização dos serviços em saúde para a vida dos cuiabanos”, enfatizou Elizeth.

José Maurício Pereira, presidente da União Coxiponense de Associação de Moradores (UCAM), avaliou que a visão futurista do prefeito é a chave que realmente vai melhorar a saúde da população cuiabana.

“O prefeito está tendo uma visão importante para esta região, tendo em vista que esse residencial receberá famílias de todos os cantos de Cuiabá. Muitos podem se perguntar, mas por que o prefeito está lançando a obra sem a comunidade ter se mudado? Isso demonstra sua preocupação com a Capital, sua capacidade de governar e planejar Cuiabá. É observar a necessidade da população é estar preparado para a Cuiabá dos 300 anos. Ele e a secretária Elizeth estão tendo essa preocupação e não estão esperando a necessidade dos moradores baterem na porta, mas, sim, investindo para que esta unidade venha suprir as demandas em saúde não apenas desse residencial, mas de toda a região”, frisou.

O secretário-adjunto de governo, Oseas machado, afirmou que esse é mais um projeto que visa assegurar os investimento e humanização em saúde nas comunidades. E lembrou que na próxima quarta-feira (01) mais uma unidade será lançada, desta vez, no bairro São João Del Rey. “Vamos reforçar a rede de humanização nos serviços em saúde e levar qualidade de vida para toda a Capital. Esse é objetivo desta gestão”, finalizou.