Saúde / CONSCIENTIZAÇÃO

22 de Março de 2017 16h52

PSF mobiliza a comunidade para caminhada em prol do Planejamento Familiar

22/03/2017

MARIA BARBANT

A unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Despraiado está mobilizando a comunidade para participar nesta sexta-feira (24), às 07:30 horas, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, de uma caminhada a favor do Planejamento Familiar.

Além da atividade física,  após a caminhada, os participantes vão receber orientações sobre métodos contraceptivos e poderão ainda participar de uma aula de yoga.

A enfermeira Romanthyelle Correa explicou que o evento pretende mobilizar a população para a importância do tema. “Por meio da caminhada queremos conscientizar e orientar a população  sobre a importância do planejamento familiar, da autonomia na escolha da hora da chegada de um filho e a prevenção da  gravidez indesejada”, explicou.

Durante a ação a  população vai receber informações sobre os métodos contraceptivos, que são oferecidos na unidade de Saúde e outras orientações.

A atividade conta com a participação de toda a  equipe do PSF incluindo  médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Também participam da iniciativa, alunos da Faculdade de Medicina da preceptoria de Prática Interdisciplinar de Interação, Ensino, Serviço e Comunidade, da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Transformação

Iniciativas semelhantes não são novidades no PSF Despraiado. Por meio do grupo Promovendo da Saúde, a  unidade realiza uma série de ações  estratégicas para chamar a atenção da população para temas como a importância da busca de uma vida saudável e a prática de exercícios físicos, para a manutenção da saúde física e mental.

A equipe de profissionais da unidade investe em ações de prevenção e promoção da saúde, sempre com o apoio dos  agentes comunitários de Saúde (ACE’s) e,  está conseguindo realizar uma  verdadeira transformação na comunidade.

“Queremos mostrar para a comunidade que a verdadeira  vocação das unidades básicas de saúde é a prevenção e a promoção à saúde”, explicou a enfermeira Romanthyelle Correa.

As equipes de Saúde que atuam na unidade costumam promover  caminhadas, e atividades físicas como a yoga, reunindo gestantes e idosos e trabalha ainda com atividades terapêuticas como grupos de bordados e crochê, sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, das 07 às 8:00 horas. A unidade oferece atividades todos os dias da semana.

As consultas médica e de enfermagem para realização do  Planejamento Familiar (gravidez ou contracepção) também são ofertadas. Se o plano for engravidar, no mínimo três meses antes devem ser realizados exames laboratoriais específicos , imunização e suplementação de ácido fólico. No caso da contracepção, o medico da unidade, Dr. Roberto Romeu Gomes da Costa prescreve a medicação contraceptiva oral ou injetável, ou encaminha para laqueadura ou vasectomia. “A unidade possui para dispensação aos pacientes preservativo masculino e feminino, e com receita médica anticoncepcional oral, injetável mensal e trimestral, e pílula de emergência”, explicou a enfermeira.

Outra atividades que auxiliam as pessoas melhorando o condicionamento físico, diminuindo o estresse, a depressão, e trazendo outros resultados positivos importantes para a saúde.

O PSF-Despraiado fica na Avenida Afonso Pena, s/nº, no bairro de mesmo nome. Sua  área de abrangência inclui os bairros  Despraiado,  Alto do Boa Vista, Residencial Despraiado, Vila Real e Jardim Ubirajara I. As duas equipes da unidade atendem uma população de mais de 6,7 mil pessoas, junto com 16 agentes comunitários de saúde.

Serviço

Caminhada a favor do Planejamento Familiar

Dia: 24/03

Hora: 07:30 horas

Local: Parque Estadual Mãe Bonifácia