Saúde / GESTÃO/SUS

22 de Julho de 2017 09h52

Pronto Socorro trabalha para implantar ferramenta de gestão em busca de eficiência e humanização

22/07/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

Uma nova e importante etapa no aperfeiçoamento da gestão do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está se tornando realidade. Nos próximos dias, a equipe técnica da uinidade começa a validar os processos implementados por meio do novo Sistema de Gestão.

A secretária-adjunta de Planejamento e Operação, Maria Salete Ribeiro, explicou que o Sistema MV SOUL, de Gerenciamento Hospitalar, reúne um conjunto de soluções de gerenciamento de informações clinicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas que vão permitir uma gestão mais eficiente da unidade. “O Sistema permite e facilita o fluxo de dados entre os setores, possibilita a integração de todos os processos hospitalares resultando numa gestão mais eficiente e um melhor atendimento aos usuários”, destacou.

Na semana passada, os técnicos de Tecnologia da Informação (TI) e a enfermeira do Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), do Pronto Socorro, Michele de Almeida Hora e da SMS de Cuiabá, visitaram duas unidades em Cuiabá que já utilizam a ferramenta de gestão, o Hospital Metropolitano de Várzea Grande e o Hospital de Câncer. A visita teve como objetivo conhecer, acompanhar e levantar os pontos fortes e as fragilidades do sistema, na sua operacionalização diária.

“O intercâmbio de informações entre os profissionais que já fazem uso desse Sistema de Gestão Hospitalar tem sido valioso para o HPSMC. Estamos aprendendo mais  sobre a ferramenta. Essa troca de experiência proporciona uma importante cooperação técnica entre as equipes”, salientou Michele Hora.

Ela explicou que o sistema, considerado um dos mais eficientes de gestão hospitalar, está sendo personalizado para atender as necessidades do HPSMC, e que os entre os resultados esperados com a sua implementação está a eliminação da ociosidade das salas, consultórios e equipamentos de diagnósticos, permitindo uma maior resolutividade nos processos de trabalho da equipe multiprofissional.

Com o Sistema de Gestão, a direção do Pronto Socorro também espera reduzir a probabilidade de erros, incidentes e eventos adversos já que o prontuário eletrônico possibilita o acesso fácil e rápido a todas as informações e histórico dos pacientes. “Com o sistema será possível rastrearmos os pacientes durante todo o período de sua internação, permitindo com isso, dados fidediguinos de estáticas e relatórios diários e mensais”, salientou Michele Hora.

Segundo a enfermeira, o rastreamento do paciente permite também  uma maior assertividade na assistência, além de reduzir as taxas de cancelamentos e transferências de cirurgia. “Com a automação de todos os processos e áreas envolvidas, estamos buscando mais qualidade e reorganização do  fluxo do trabalho, assegurando maior eficiência na gestão do centro cirúrgico e na administração dos recursos e, acima de tudo, garantindo  uma assistência de qualidade, humanizada e segura”, concluiu.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, destacou a importância do sistema para a gestão e administração da unidade hospitalar. “Na parte administrativa, o Sistema de Gestão vai reduzir o tempo de fechamento das contas, aumentando o faturamento e evitando perdas financeiras, através de um alto controle aplicado nas regras de negócios dos convênios e planos, além de otimizar a identificação dos procedimentos glosados, facilitando a conciliação dos extratos dos convênios e recuperando receita de contas rejeitadas indevidamente”.

Ela lembrou ainda que no dia a dia da unidade hospitalar a ferramenta ainda vai assegurar o correto ciclo de compras, eliminando os desperdícios e aumentando a eficiência na gestão de materiais, produtos, equipamentos, medicamentos ou serviços.

“E por fim, nossa expectativa é de que haja uma maior agilidade e controle das filas de pacientes nas urgências e emergências descongestionando o serviço e humanizando o atendimento”, destacou Elizeth de Araújo.

Todos os módulos de gerenciamento do sistema já estão sendo desenhados e devem ser  validados pelas lideranças, coordenadores de cada setor, um a um até que todos sejam revisados e revalidados. Os  módulos serão  implantados a partir da Recepção contemplando o eixo de Urgência e Emergência, Classificação de Risco, Internação e Alta, e Ambulatório. Nas sequencia será a vez do módulo Farmácia e  Almoxarifado, depois Centro Cirúrgico e,  por último, o Faturamento. A previsão é de que o sistema esteja totalmente  em operação nos próximos meses.