Saúde /

26 de Maio de 2010 14h45

Pronto Socorro terá novo conceito de atendimento ao cidadão

26/05/2010

Uira Ribeiro-Assessoria-SMS

O Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC), que  passou pela maior reforma de sua história, será entregue à população na próxima semana com novas instalações que mudam o conceito de atendimento ao cidadão. O novo padrão de atendimento segue as exigências estabelecidas pelo Governo Federal através do Programa Qualisus que garante dignidade aos pacientes.

"A atual gestão está tratando a Saúde como prioridade. É uma pasta que merece a atenção especial por se tratar de vidas", ressaltou o Prefeito Chico Galindo.

Após a inauguração, o Pronto Socorro servirá como hospital de retaguarda municipal capacitado a realizar atendimentos de urgência e emergência. O objetivo é que o paciente receba lá o primeiro atendimento e seja encaminhado para outros hospitais. A permanência do paciente deve variar em média de 12h a 24 horas.

Os casos de gravidade menor devem ser encaminhados para outras unidades da rede de Saúde da Capital como: 06 Policlínicas, 63 Programa de Saúde da Família (PSF) ou 22 Centros de Saúde.

O secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, destacou a importância de educar o cidadão para o novo fluxo de atendimento. "Os médicos precisam ser respeitados e protegidos pela própria sociedade. Estávamos presenciando um verdadeiro descaso com a Saúde e colocando profissionais em risco", relembrou a falta de segurança vivida na unidade.

O novo ciclo de atendimento municipal deve assegurar um atendimento mais humano e desafogar o Pronto Socorro Municipal, além de garantir o bom atendimento por parte dos profissionais da Saúde. Duas entradas e uma guarita oferecerão segurança reforçada aos profissionais. O acesso hospitalar será organizado de forma a receber pacientes através de viaturas (ambulâncias e carros oficiais) e outra entrada para pedestres e/ ou cadeirantes.

Na parte superior em que funcionava o Box de Emergência, Pronto Atendimento Adulto e Infantil o usuário poderá encontrar nova estrutura. A inauguração irá acontecer na segunda-feira (31/05) e deverá estar em funcionamento três dias depois. O tempo estabelecido compreende o período de assepsia e desinfecção hospitalar para impedir que doenças infecto-contagiosas sejam transferidas para os pacientes.


O que: Inauguração do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC)

Quando: Segunda-feira (31/05), às 9h

Onde: Entrada principal do HPSM

Mais informações:
3617-7379.