Saúde /

30 de Julho de 2010 14h05

Pronto Socorro de Cuiabá terá profissionais médicos com Certificação Internacional

30/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria- SMS

O curso prático de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia- ACSL será realizado neste sábado e domingo (31/julho e 1/agosto), das 8h às 18h, no anexo didático do Hospital Geral Universitário (HGU) para profissionais médicos e enfermeiros do Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC). A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Cuiabá através da Secretária Municipal de Saúde representada pelo secretário, Maurélio Ribeiro, Educação Continuada do Pronto Socorro Municipal e  Abramurgem.

Ao final do curso, os médicos passarão por provas teórica e prática, e caso sejam aprovados, receberão o Cartão de Certificação Internacional, com validade de dois anos, que é emitido pela American Heart Association (AHA) como indicador de boas condutas médicas.

A capacitação envolverá ao todo 40 pessoas, sendo 32 alunos, (incluindo seis médicos e quatro enfermeiros da Prefeitura Municipal de Cuiabá lotados em áreas de atendimento à emergência no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá), quatro instrutores do Instituto Paulista de Treinamento e Ensino (Ipatre), dois treinee's da Associação Braileira de Medicina de Urgência e Emergencia, regional MT (Abramurgem/MT) e equipe de apoio.

De acordo com o presidente da Abramurgen-MT e coordenador da UTI Adulto do Pronto Socorro de Cuiabá, Dr. Fábio Liberali Weissheimer, o evento é de suma importância para a emergência médica de Cuiabá e Mato Grosso, pois serão adotadas práticas nos moldes da ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) que representam formas eficazes de transmissão de conhecimento pelo fato de aliar a teoria à prática em simulações de situações do dia a dia de um setor de emergência.

“É uma das principais funções da Abramurgem-MT fomentar a educação continuada dos profissionais e formar parcerias que atuam nas emergências dos hospitais, sejam eles públicos ou privados. O grande beneficiado disto tudo é o usuário do sistema, que passa a contar com um atendimento de emergência bem melhor, mais organizado e que obedece aos protocolos mais atualizados”, afirmou Dr. Fábio.

Conforme o médico, no curso serão utilizados manequins de simulação de casos de emergências e aulas teórico-práticas. As aulas serão divididas em estações de emergência ou circuitos de aprendizagem.

O secretário Maurélio Ribeiro ressaltou a importância da capacitação dos profissionais da área de Saúde em Cuiabá. “O Pronto Socorro é uma das unidades mais atuantes do Estado; aqui recebemos pacientes até de Rondônia, portanto, precisamos ter profissionais qualificados para oferecer o atendimento de qualidade digno de uma Capital pujante como Cuiabá”, acrescentou Maurélio Ribeiro, ao selar parceria com a Abramurgem-MT.

Serão abordados os seguintes temas: desfibrilação; marcapasso cardíaco; técnicas de acesso intravenoso; farmacologia cardiovascular; síndromes coronárias; acidente vascular cerebral (AVC); circulação artificial; ressuscitação cerebral; aspectos éticos; técnicas de ventilação com e sem equipamentos; ressuscitação cardiorrespiratória; manejo das vias aéreas em adultos e crianças; e treinamento em desfibriladores semiautomáticos.

Cuiabá

Existem 36 leitos de Terapia Intensiva no Pronto Atendimento Adulto (Sala Amarela) e 20 nas UTI's para atendimento de estabilização no atendimento de urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal. Todas as unidades são equipadas com tecnologia de ponta para atender pacientes em estado grave e/ou gravíssimo advindos de todo o Estado de Mato Grosso. O P.A adulto da unidade atende uma média de 150 pessoas/ dia.

Confira os profissionais inscritos do HPSMC:

 

DR. ODERLIN GODOY
DR. DANTE ZURITA
DR. MARCEL ALMEIDA
DR. MARCOS MORAES
DR. RODOLFO BORGES
DR. IRINEU ROSA
ENFO. ZENALDO APODACA
ENFA. ROOSELIANE LOTTI
ENFA. LIGIA ARFELI
ENFA. ANA DANIELA SILVA