Saúde / SOLIDARIEDADE

07 de Março de 2018 18h00

Projeto ‘Amigos Solidários da Policlínica do Planalto’ garante humanização à pacientes e funcionários da unidade

07/03/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Profissionais e pacientes da unidade de saúde da Atenção Secundária localizada no bairro Planalto passam a contar com o projeto ‘Amigos Solidários da Policlínica do Planalto’. A iniciativa, que está sendo promovida pelo vereador da base aliada à gestão Emanuel Pinheiro, Marcrean Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Supermercado Dia a Dia e Padaria Big Pão ampliará a oferta do café da manhã, lançada no último mês, e disponibilizará recepcionistas extras para auxiliar os pacientes em suas demandas na unidade. O objetivo do projeto é atender a uma antiga solicitação extraída de reuniões com a equipe multiprofissional da unidade e também contribuir com a melhora no atendimento aos pacientes, especialmente aos da recepção e os que ficam internados. Para isso, foram adquiridos fogão, panelas, carrinho e cafeteiras industriais.

“Em muitas reuniões que tivemos aqui junto à secretária Elizeth, sempre éramos indagados sobre a possibilidade de ofertar o café da manhã para os servidores, que muitas vezes saem de suas casas de madrugada e não conseguem se alimentar. A mesma preocupação se dava aos pacientes internados, que precisam aguardar até o almoço para fazer a primeira refeição, sendo que, parte deles ou são idosos, crianças ou sofrem de doenças crônicas e estão em uso de fortes medicamentos. Esta é uma gestão que se preocupa com as pessoas, mas sabemos que a falta de recursos é uma de suas maiores barreiras. Então, enquanto vereador que foi eleito para trabalhar para o povo, e que é filho desta região, estamos por meio deste projeto, oferecendo apoio à secretária Elizeth e ao prefeito Emanuel Pinheiro para juntos melhorarmos os serviços e as condições de trabalho aqui do Planalto onde eu, meu pai e diversos membros da minha família já estivemos internados”, explicou o vereador Marcrean Santos.

Segundo ele, outra melhoria proporcionada pelo projeto será a disponibilização de recepcionistas extras em formato de ‘posso ajudar’. “Teremos duas a três pessoas, para oferecer um café, e perguntar no que elas podem ajudar os pacientes no sentido dar celeridade ao atendimento. Muitas pessoas só precisam de uma informação e isso, além de auxiliar os recepcionistas oficiais da unidade, fará com que os pacientes se sintam mais acolhidos”, completou.

Durante cerimônia de lançamento, ocorrida na terça-feira (06), o prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a parceria e parabenizou a atuação do parlamentar, ressaltando que a medida vem ao encontro das metas de humanização da saúde, instituídas em seu plano de governo. “Não estamos poupando esforços para humanizar os atendimentos em saúde seja nas bases, onde estão as unidades básicas de saúde, na Atenção Secundária que representa as de urgência e emergência, como policlínicas e UPAS ou mesmo na terciária, onde se concentram os casos de média e alta complexidade. Em apenas um ano já avançamos muito, foram diversas reformas e esse projeto vem para somar em nossa meta de melhoria nos serviços. Como o vereador explicou muitas vezes nos esbarramos nas dificuldades financeiras, mas vamos buscar apoio para ampliarmos e levar este projeto lindo às outras unidades de urgência e emergência. Quero aqui, deixar meus parabéns ao vereador e aos empresários. Muito obrigado por contribuir conosco na missão de levarmos saúde e atendimentos humanizados aos cuiabanos que fazem parte e aos que dependem da saúde da nossa Capital”, frisou Emanuel Pinheiro.

Durante o ato, que também comemorou os aniversários do mês, a secretária de Saúde, Elizeth Araújo recebeu moção de aplausos pelo trabalho desempenhado frente à pasta. Emocionada, ela falou da importância dessa iniciativa. Para ela, são gestos simples como estes, e ao mesmo tempo grandiosos pela plenitude da missão que impulsionam a gestão a continuar buscando diuturnamente melhorias para a saúde da Capital.

“Como citou o prefeito, somos uma gestão participativa e humanizada e, como tal, queremos a cada dia proporcionar melhores condições aos trabalhadores e aos usuários do sistema de saúde pública. Saber que, ao chegar, terá um café da manhã com pão, chá e café o aguardando é algo que não tem preço para o servidor que sai de casa ainda ao escurecer e chega aqui nas primeiras horas do dia para iniciar sua jornada e, o mesmo podemos dizer dos pacientes. Embora o ideal fosse que a SMS proporcionasse essa melhoria, infelizmente não temos recursos. Por isso reforço as estimas de agradecimento feitas pelo prefeito ao vereador, não apenas pela moção mas, pelo grande gesto frente à população. Como já determinado pelo nosso prefeito, agora vamos buscar mecanismos e parcerias para levar esse bom exemplo às demais unidades de pronto atendimento de Cuiabá”, finalizou a secretária.

Presentes

O empresário da Padaria BIG Pão, compareceu ao evento e também recebeu moção de aplausos. Além dele, o evento contou com a participação de funcionários, equipe gestora da unidade e da SMS, de adjuntos e de secretários municipais.