Saúde /

07 de Dezembro de 2010 12h00

Projeto Adolescer vai entregar 50.000 cadernetas do adolescente em 2011

07/12/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar 50 mil Cadernetas do Adolescente em 2011. Este ano, o Programa Adolescer, da Atenção Básica da SMS, responsável pela distribuição das Cadernetas do Adolescente, capacitou 28 escolas municipais, 06 Centros de Saúde e 42 Unidades de Saúde da Família para entrega de 21.800 Cadernetas de Saúde do Adolescente.

De acordo com a técnica responsável pela saúde do adolescente em Cuiabá, Luciana Paiva, a Caderneta de Saúde é um instrumento que permite acompanhar passo a passo a saúde dos adolescentes, como também, viabilizar ações para prevenir a gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis e de combate a violência. Nela também há dicas sobre alimentação saudável, higiene bucal, recomendações para imunizações, entra outras informações importantes para saúde dos adolescentes.

“Em 2011, Cuiabá receberá 50 mil Cadernetas de Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde e vamos capacitar todas as demais unidades de saúde; com 100% de unidades capacitadas vamos trabalhar todos os adolescentes das comunidades e baixar ainda mais os índices de doenças e gravidez nesta faixa etária” destacou Luciana.

A Caderneta de Saúde do Adolescente contém dicas úteis sobre saúde, sexualidade e comportamento. Nelaá há um espaço reservado para o acompanhamento de medidas como peso e altura, e ainda um questionário para que o adolescente seja incentivado a se conhecer melhor. A caderneta tem duas versões: uma para os meninos e outra direcionada para as meninas.

 

Maiores Informações:
3617-7379