Saúde / COMBATE AO AEDES

17 de Maio de 2022 11h11

Projeto “10 Minutos contra o Aedes nas Escolas” ensina para alunos como combater o mosquito da dengue

17/05/2022

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Os alunos da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, do bairro Ribeirão da Ponte, aprenderam na última semana como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela, com a equipe do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Zoonoses.

O agente combate a endemias e responsável técnico pelo setor de Educação em Saúde, Hélio Simião, acompanhado pelos também agentes, José Carvalho e Giovani Cassio fizeram uma palestra integrativa para as crianças, mostrando de forma simples como elas podem ajudar a evitar a reprodução do mosquito e conscientizar suas famílias sobre a importância de combatê-lo.

“Estamos retomando o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas, pois é a maneira que temos de alcançar várias famílias, por intermédio das crianças. De uma maneira lúdica, apresentamos para as crianças o ciclo do mosquito em banners e depois mostramos as fases com o próprio mosquito em vidrinhos. Nosso objetivo é mostrar para elas o que podem fazer para eliminar os criadouros”, comentou Hélio.

Materiais como garrafas pet, copinhos plásticos e tampinhas de garrafas, que são muito comuns de serem encontrados em todas as casas, são potenciais criadouros de mosquito. A equipe levou vários brinquedos feitos destes materiais para incentivar as crianças a transformarem estes objetos, que geralmente ficam nos quintais, em artefatos recreativos, evitando que se tornem locais de desenvolvimento do mosquito.

Em relação à escolha das escolas para receberem a palestra, Hélio disse que neste momento selecionaram unidades educacionais que ficam localizadas onde o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) está alto. “Já temos outras palestras marcadas em escolas da região. Caso outras instituições queiram solicitar nossa presença, é só nos mandar um email no endereço ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br”, disse o responsável técnico.

Para a diretora da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, Uga Cruz, o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas é de suma importância. “Com a pandemia, todo mundo esqueceu da dengue, e com isso começamos a ver vários casos da doença, até entre os nossos alunos. Eles são o nosso elo na comunidade, porque eles que ensinam para os pais os bons hábitos que aprendem na escola”, finalizou.