Saúde / SAÚDE/MENTAL

22 de Maio de 2017 15h53

Programação extensa marca em Cuiabá a Luta Antimanicomial

22/05/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

Durante todo o mês de maio, uma série de atividades programadas pela Secretária de Saúde de Cuiabá e instituições parceiras, marcam o movimento de Luta Antimanicomial na capital. Na semana passada, a secretária de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo abriu a nova sede da Residência Terapêutica Tucano, no bairro Coxipó da Ponte, próximo ao Horto Florestal “Tote Garcia” e a diretora de Atenção Secundária, Dúbia  de Campos   participou do  "I Seminário :  Desinstitucionalizando a Loucura ", na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT ).

Os dois eventos fazem parte de uma extensa programação que teve inicio no dia 08 de maio com uma reunião entre a secretária Elizeth de Araújo e representantes do movimento, sobre a implementação da Rede de Atenção Psicossial, e termina no mês de junho com uma reunião no Conselho Municipal de Saúde para  revisão  da Política Municipal de Saúde Mental (06.06), capacitações, Fórum de Políticas sobre Drogas  (21  e 22/06), no auditório da Seccional OAB-MT e outros.

Ao longo desse mês e do próximo serão realizadas atividades físicas, culturais e de formação como caminhadas ao ar livre,  oficina de Poetry Slam, reuniões, mostra de arte e cultura, confraternizações, seminários debates e outras, sempre com o objetivo de discutir o modelo de tratamento oferecido as pessoas em sofrimento psíquico.  

Para a coordenadora Especial da Rede Assistencial de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cuiabá,  Darci Silva Carvalho Bezerra em Cuiabá,  a entrega da nova sede da  Residência Terapêutica Tucano, foi um ato de muita significação e que marca um novo momento na Saúde Mental, mais inclusiva e humanizada.

A  SMS de Cuiabá está acompanhando a finalização do processo de habilitação da unidade (RT Tucano),  junto ao Ministério da Saúde e, entre as obras previstas para a rede pública de Cuiabá, está a construção do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS AD, 24 horas), e duas unidades de acolhimento, uma adulto e uma infanto-juvenil, todas em processo de licitação, para construção.

“Hoje nossa estrutura ainda não é suficiente para atendermos a demanda, mas a Secretaria de Saúde de Cuiabá está trabalhando para ampliar a oferta de serviços e melhorar a estrutura existente. Com a construção da nova unidade (CAPS AD 24 horas), para o atendimento dos casos de transtornos mentais, teremos um avanço significativo e inovador, na prestação de serviços à população”, salientou, lembrando que Mato Grosso não possui nenhuma unidade  24 horas.

Agenda

As atividades que estão sendo realizadas neste mês de maio reúnem usuários, profissionais e gestores.

Nesta segunda-feira (22), o Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM), da UFMT, realizou atividades pela manhã, no Parque Estadual Mãe Bonifácia com a apresentação do grupo de pesquisa do Núcleo, exposição de banner contando a história da loucura e da luta antimanicomial, além de atividades físicas de alongamento e jogral.

Ainda hoje, no período da tarde, às 14, no CIAPS acontece um evento de formação sobre Saúde Mental e Luta Antimanicomial.

Nesta terça-feira (23), às 14 horas, na unidade CIAPS II, o violonista Vanderson  Luis da Silva, da Orquestra Sinfônica da UFMT, faz uma apresentação especial para usuários internos e servidores.

No dia 24, às 14 horas, no Museu Rondon, da UFMT, está previsto um debate sobre drogas e política proibicionista e nos dias 25 e 26, às 8 horas no Univag, acontece a mostra de práticas de atenção e cuidado em Saúde Mental com a participação da SMS de Cuiabá.

Dia de luta

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, que adotando um  lema,   "Por uma sociedade sem manicômios", inaugurou uma  nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com transtornos mentais.

 

Confira aqui os Serviços de Saúde Mental de Cuiabá