Saúde / ORGANIZAÇÃO

23 de Fevereiro de 2019 12h00

Programa Mato Zero garante limpeza permanente do entorno das unidades de saúde da Capital

23/02/2019

ROBERTA PENHA

Assessoria SMS

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá criou o Programa "Mato Zero", que tem como atribuição realizar a limpeza total do entorno de todas as unidades de saúde do município, entre postos de saúde, UPAs, policlínicas e hospitais de alta complexidade.

De acordo com o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Simões, a equipe do Programa Mato Zero conta com cerca de dez pessoas. “Os servidores que fazem parte da equipe trabalham devidamente uniformizados e paramentados, com equipamentos de proteção novos, como colete de segurança, perneira, boné com viseira e luvas. A equipe conta também com um caminhão de apoio”, revela Simões.

O diretor explica que o trabalho da equipe consiste em realizar o corte de grama, retirada de mato, poda de árvores, eliminação de entulho e limpeza geral. “Nós mandamos a equipe inteira para a unidade escolhida e só saímos de lá com o trabalho concluído. A idéia é cuidarmos do entorno de todas as unidades e, ao acabarmos, voltaremos a fazer o mesmo itinerário, porque provavelmente terá dado tempo do mato crescer novamente”, explica Wellington.

Emanuel Pinheiro conta que fez esse pedido pessoalmente para o diretor de Obras da SMS, preocupado com o bem estar da população que usa as unidades de saúde do município. “Sabemos que locais onde tem entulho e mato alto são propícios para o esconderijo de insetos, mosquitos e até mesmo cobras. Já tivemos um caso de escorpião dentro de unidade de saúde e esse tipo de incidente não vamos deixar que se repita, por isso pedi urgência neste trabalho”, explicou o prefeito.

O primeiro local a receber a equipe do Programa Mato Zero foi o Centro de Saúde do bairro Alvorada. Os próximos serão CS Imperial, PSF Jardim Vitória 2 e 3, PSF Santa Isabel 1 e 2, PDF Pedra 90 1 e 2, PSF Pedra 90 3 e 4 e PSF Doutor Fábio 1 e 2. “Estes serão os primeiros locais a passarem pela limpeza, pois foram identificados como os mais urgentes, mas já temos a programação para limpeza dos outros locais. À medida que a necessidade for surgindo, nós estaremos lá para resolver o problema”, finalizou o diretor”.