Saúde / CRESCER SORRINDO

29 de Agosto de 2017 09h32

Programa leva orientações odontológicas para 240 alunos de CMEI

29/08/2017

OZIANE RODRIGUES

O Programa Odontológico 'Crescer Sorrindo’ realizou nesta segunda-feira (28) uma ‘escovação assistida’ para orientar os educadores e os 240 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Coronel José Meirelles, do bairro Areão, sobre a correta higienização da boca, visando à promoção de hábitos saudáveis, atenção à saúde e a prevenção de doenças e agravos bucais.

Na ação, além das abordagens didáticas sobre as principais doenças bucais, eles receberam kits de higiene contendo creme, escova e fio dental e, por meio de ‘Escovação assistida’ coordenada pela cirurgiã dentista da Secretaria Municipal de Saúde, Annie Michelli Rocha Soares Silva, aprenderam qual a melhor forma de manter os dentes e a boca livre de todos os agravos bucais. Com a ação, os alunos passam a ser acompanhados pelo programa que deverá retornar à unidade em cerca de 60 dias.

Para a cirurgiã, a ‘Escovação assistida’ funciona também como busca ativa dos casos que exigem tratamentos em consultórios odontológicos. “No momento em que realizamos a escovação, ensinamos aos educadores e às crianças como colocarem em prática todas os ensinamentos que oferecemos durante as palestras e atividades.Também aproveitamos este momento para identificarmos quais alunos precisam de tratamento odontológicos. Nestes casos, encaminhamos para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) mais próximos para o devido tratamento”, disse Annie.

Segundo a diretora do CMEI, Eudalina Magalhães muitos adultos não têm o hábito de freqüentar um consultório dentista pelo medo que lhes foram impostos quando crianças. Dessa forma, avalia que o ‘Crescer Sorrindo’ vem para quebrar paradigmas. “Muitos pais cresceram achando que dentista era sinônimo de dor, pois não havia a política de prevenção. Por isso, vejo como fundamental e exemplar este programa. Pois, além de não permitir que o mito da dor se perpetue em casa, as crianças crescerão aprendendo quais ações contribuirão para que tenham dentes e bocas saudáveis”, frisou.

O PROGRAMA

Focado no aspecto educacional, o programa que foi lançado pela SMS, em julho deste ano, e desenvolve semanalmente ações intersetoriais programáticas entre creches, CMEI, escolas e unidades de saúde, com foco na prática do autocuidado.

Desde a implantação, foram contempladas 29 unidades educacionais e ainda o projeto Siminina e o Multiação. Juntos, os atendimentos ultrapassam cinco mil.