Saúde / REDE DE ATENÇÃO

14 de Dezembro de 2017 11h32

Profissionais que atendem Pessoas em Situação de Violência Autoprovocada contarão com Guia de apoio

14/12/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência de Cuiabá (RPPSV) lançou nesta quinta-feira (14), na Casa dos Conselhos, o Guia de Serviços Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Violência Interpessoal e Autoprovocada. A interpessoal que acontece quando um ou mais agressores provocam lesões em uma ou mais vítimas e a autoprovocada que ocorre quando a própria pessoa provoca lesão em si mesma a exemplo da autoflagelação, está segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os fatores mais agravantes para o suicídio.

Com base nisso, Josiane Rodrigues, que é especialista em saúde e técnica responsável pela Vigilância de Violências da Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, salienta que o guia será um instrumento de prevenção e proteção às violências sexuais, domésticas, psicológicas entre outras, inclusive ao suicídio. “O material objetiva aprimorar as abordagens dos profissionais das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e demais instituições da rede de atendimento a pessoas em situação de violência para apoiar os atendimentos de forma a torná-los cada vez mais acolhedores e humanizados. Evitando assim a revitimização dessas pessoas”, frisou.   

Na cerimônia de lançamento, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, ressaltou que o Guia vem ao encontro das ações já realizadas pelos profissionais da Saúde Pública em Cuiabá.

“Este será mais um guia de bordo que virá para somar com os trabalhos já realizados pelas Atenções em saúde pública do nosso município. Por meio dele, poderemos incluir o fluxograma de atendimento a vítimas de violência e isso contribuirá tanto para a identificação desses pacientes, quanto para delinearmos metas que culminem no combate a todas as formas de violência, que infelizmente acabam sendo porta de entrada para o suicídio. Estamos realizando um estudo para conhecermos melhor quem são essas pessoas que estão sofrendo violência e em decorrência disso também já tentaram o suicídio. E o Guia será mais uma ferramenta que além de nos auxiliar na celeridade dessa ação, contribuirá para o atendimento e para os encaminhamentos necessários à completa cura desse paciente”, finalizou.

O Guia 

A Prefeitura de Cuiabá é parceira do trabalho através das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Saúde, Educação. Além do município, também são colaboradores as Secretarias de Estado de Saúde, Segurança Pública, de Justiça e de Direitos Humanos, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de Mato Grosso.