Saúde / RECONHECIMENTO

21 de Julho de 2017 18h02

Profissionais do PSF Altos da Serra I e II recebem moção de aplausos pelos serviços prestados à comunidade

21/07/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Couto Valle

Arquivo

Em reconhecimento pela excelência nos trabalhos prestados à comunidade, os 25 profissionais da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) I e II do bairro Altos da Serra foram homenageados nesta sexta-feira, 21, com moção de aplausos, pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Saúde de Cuiabá.  

No mês passado, a equipe do PSF do bairro Dr. Fábio também foi  homenageada pelo Legislativo de Cuiabá.  A secretária de Saúde, Elizeth Lucia de Araújo, explicou que a iniciativa ocorreu após a SMS divulgar o índice de desempenho das Unidades Básicas de Saúde. Diante disso, aproveitou para parabenizar os vereadores ressaltando a importância desse reconhecimento para as equipes de saúde.

“É importante ver os vereadores reconhecendo o trabalho da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. E a moção é uma motivação para os trabalhadores que passarão a compreender que a rotina deles de visitas domiciliares, consultas, pré-natal, ou seja, o trabalho de toda a equipe, por mais que eles não percebam, está sendo acompanhado e monitorado pela Secretaria e pela sociedade. Esse é o reconhecimento de que a motivação em equipe é o caminho certo para melhorarmos a saúde da população”, frisou.

Responsável pela indicação do ato na Câmara, o vereador Missael Galvão reforçou que são essas pequenas ações que promovem o vínculo das instituições públicas com a sociedade, podendo ser valorizado também os bons serviços prestados. “A moção de aplausos nas duas unidades foi dedicada aos servidores municipais de Saúde, pelo atendimento atencioso e humanizado que tem sido prestado nestas casas da saúde. Sou vereador por Cuiabá, mas sou morador da região e saber que a minha região é exemplo para as demais, é razão para sentir muito orgulho”, disse.

Emocionada, a enfermeira Iolazil Reis, responsável pela unidade II há dez anos, enfatiza que o PSF Altos da Serra existe há 13 anos e vem dando exemplo de atuação mensal ultrapassando as metas de atendimentos. Segundo ela, apenas neste último trimestre, a unidade já atingiu 250% do público alvo da SMS dentro dos parâmetros do Ministério de Saúde. Dos quais estão incluidos os atendimentos ambulatoriais, exames preventivos de Colpocitologia Oncólica (CCO) e o amparo para gestantes e idosos.

“Estamos todos muito gratos pelo carinho da secretária que vem fazendo esforços infindos para melhorar e humanizar o atendimento de saúde aos cuiabanos. Além disso, estamos emocionados com essa honra ao mérito indicada pelo vereador Missael Galvão. Nesses dez anos de dedicação, foi a primeira vez que recebemos esse reconhecimento de público. Para nós foi motivador”, finalizou.

Além de moradores da região, o vereador Elizeu Nascimento também compareceu ao ato que totalizou 57 servidores do Programa de Saúde da Família outorgados com a moção.