Saúde / COMISSÃO/ENFERMAGEM

23 de Agosto de 2017 14h06

Profissionais de Enfermagem elegem novos membros para Comissão de Ética do Pronto Socorro

23/08/2017

MARIA BARBANT

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) vão eleger até a próxima quinta-feira (24) os novos integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem da unidade. Os novos membros irão atuar no  biênio 2017/2019.

A Comissão é composta por nove (9) membros titulares, podendo haver ainda nove (9) membros suplentes. Entre os titulares, cinco (5) deverão ser profissionais Enfermeiros, e quatro (4) Técnicos e/ou Auxiliares de Enfermagem.

A secretária executiva da Comissão Hospitalar do HPSMC, Jaklyne Thayane de Arruda Soares - responsável pela organização e administração das rotinas de trabalho das comissões – explicou que serão eleitos como membros titulares os candidatos que obtiverem os maiores números de votos, e os demais serão membros suplentes.

“Todo o processo de eleição dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem está sendo acompanhado pelo Conselho Regional de Enfermagem que irá homologar o processo”, destacou ressaltando que também estão auxiliando no processo eleitoral  a coordenadora de Enfermagem,  Maria Ilda Ferreira e a RT de Enfermagem, Ligia Cristina Arfeli

Jaklyne Soares lembra ainda que a Comissão é um braço do Conselho de Classe dentro unidade hospitalar e tem como uma de suas principais funções a coordenação das questões éticas da profissão dentro do HPSMC.

“À Comissão de Ética de Enfermagem caberá  zelar pelo exercício ético dos profissionais, combatendo o exercício ilegal da profissão, educando, discutindo e divulgando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem”, ressaltou Jaklyne Soares.

O  HPSMC possui seis (6) comissões em atividade,  a Comissão de Revisão de Óbitos, a Comissão de Revisão de Prontuários, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Comissão de Infecção Hospitalar,  a  Comissão de Ética Médica e Comissão de Ética de Enfermagem.

Após a eleição dos novos membros, a Comissão de Ética de Enfermagem terá reuniões ordinárias, que acontecerão uma vez por mês e extraordinárias a qualquer momento, quanto houver necessidade, com duração de 35 a 45 minutos.