Saúde / INOVAÇAO

25 de Maio de 2022 06h20

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde passam por capacitação e vão ajudar na localização de pacientes para reduzir a fila de cirurgias eletivas

25/05/2022

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação, desenvolveu um novo mecanismo para diminuir a fila de cirurgias eletivas em Cuiabá. A novidade é utilizar as equipes das unidades básicas de saúde para fazer a busca ativa dos pacientes nas respectivas áreas de abrangência.

“A Central de Regulação está trabalhando para encontrar pessoas da fila de espera que têm solicitação de cirurgias eletivas no período de 2015 até junho de 2021, para realizá-las por meio do programa Mais MT Cirurgias. O programa está disponibilizando 11.500 procedimentos cirúrgicos, mas até o momento apenas cerca de 30% dos pacientes foram localizados. Com a grande dificuldade de achar este público, porque ou estão com o telefone ou o endereço desatualizados no sistema, tivemos a ideia de pedir ajuda aos profissionais que estão nas unidades básicas”, comentou Rafaely Metelo, coordenadora da Central de Regulação.

Para colocar a ideia em prática, a Central de Regulação está capacitando os profissionais das unidades, para que eles entendam como funciona o Sistema Nacional de Regulação – SISREG e para que possam tirar as pessoas que não forem encontradas ou que já não precisem mais do procedimento. “Fizemos um treinamento a princípio com os coordenadores das regionais, para eles entenderem como funcionará o processo e agora estamos treinando os coordenadores das unidades. Primeiramente, as equipes das unidades de saúde, que já têm contato com os pacientes de sua área de abrangência, vão tentar entrar em contato com eles, de acordo com a lista que a Regulação disponibilizará. Caso não consigam, os agentes comunitários de saúde (ACS) serão a ponte de apoio deles, porque eles sabem onde os pacientes moram e fica mais fácil para fazer a localização”, explicou o analista de sistemas, Dejair José Pereira Junior, responsável por ministrar os treinamentos.

Os coordenadores de unidades ficarão responsáveis por localizar os pacientes de sua área de abrangência e, caso não localizem ou caso a pessoa não precise mais fazer a cirurgia, o coordenador poderá tirar da fila. “Temos uma portaria que determina que se o paciente não for localizado após 3 tentativas sucessivas, a solicitação dele pode ser cancelada e ele retirado da fila. Dessa maneira poderemos dar oportunidade para aqueles que estão na fila aguardando, seguindo a ordem cronológica”, disse Dejair.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, essa nova abordagem será extremamente benéfica para toda a população. “Há anos vemos as filas intermináveis para diversos procedimentos na Central de Regulação e com a pandemia essa fila aumentou mais ainda. Este mecanismo que nossas equipes desenvolveram de fazer a busca ativa dos pacientes utilizando as unidades de saúde vai nos mostrar de forma mais célere quem realmente ainda precisa da cirurgia. Estamos trabalhando com muita seriedade e responsabilidade para conseguirmos oferecer uma saúde de qualidade e de maneira célere para nossa população”, finalizou o gestor.