Saúde / CARNAVAL/COM SAÚDE

15 de Fevereiro de 2017 11h39

Profissionais da Saúde dão inicio às ações programadas para o carnaval

15/02/2017

MARIA BARBANT

Até o final do mês, técnicos da Saúde estarão  realizando  ações educativas em vários pontos da capital e unidades de rede pública do SUS.  De hoje até sexta-feira (17), as ações acontecem nas Policlínicas do Coxipó, Verdão e Planalto, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada da Serra II e Sul, no bairro Pascoal Ramos, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)  e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Nessas unidades os técnicos do Programa IST/Aids estarão distribuindo kits e material educativo, nos períodos da manhã e  tarde. A iniciativa que teve inicio no ultimo dia 13, faz parte da programação planejada para o carnaval 2017 e envolve além da distribuição de kits, orientações referentes às IST/Aids e Hepatites Virais, e também  locais de  atendimento e tratamento.

Ontem à noite (14), no posto de combustíveis Aldo Locatelli, localizado na BR 364, os profissionais da Saúde com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária Rota do Oeste,  realizaram palestra e distribuíram 3.000 kits contendo preservativos masculino, feminino e gel lubrificante para caminhoneiros.  

“Até o dia 28 de fevereiro, os profissionais das diretorias de Atenção Básica e Secundária, estarão intensificando as ações junto a população. Nosso público alvo nesse trabalho de conscientização sobre a  importância da prática do sexo seguro, através do uso de preservativo, em todas as relações sexuais são são os  homens, mulheres, jovens e idosos. Também estaremos orientando a população sobre  as ferramentas ofertadas ao indivíduo para que ele  conheça seu status sorológico, por meio da realização da testagem rápida oferecida nas unidades de saúde do Município de Cuiabá”, explicou Dúbia Campos, diretora da Atenção Secundária.

Entre as ações programadas para o período carnavalesco, uma especial está sendo preparada para o dia 24. Nesse dia, às 14 horas, no  Centro de Convivência dos Idosos numa parceria com  a  Diretoria de Atenção Básica/ Programa Municipal de Saúde do Idoso, os idosos estarão recendo orientações sobre a prevenção das IST.

Também no  período vespertino, Agentes Comunitários de Saúde estarão realizando blitz em pontos estratégicos dos bairros e na região central de Cuiabá.

Nos dias de carnaval, os profissionais estarão em três postos de atendimento que serão montados na Praça da Mandioca, Orla do Porto e no distrito de Nossa Senhora da Guia. Nesses locais os foliões que necessitarem terão todo o suporte para o primeiro atendimento, em tendas cedidas pelo Exército Brasileiro.

Caso seja necessário, as unidades de referência para esses locais  são a Policlínica do Verdão (para a Orla do Porto), UPA Norte (para a Praça da Mandioca) e Posto de Saúde da Guia (no distrito de Nossa Senhora da Guia). Em cada um dos pontos estará disponível uma ambulância.

Alerta

Dados do Serviço de Assistência Especializada (SAE), unidade de referencia no tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em Cuiabá,  em 2016 houve um aumento considerável de casos de pessoas infectadas com o vírus do HIV.

Em comparação com junho de 2015, quando foram registrados 161 novos casos, em junho do ano passado foram notificados 231 novos casos de pessoas convivendo com HIV, a maioria do sexo masculino.

Até  outubro do ano passado, estavam  cadastrados no SAE, 3.359 pacientes, sendo que  1.500 deles fazendo uso de TARV.

Em relação à sífilis, até julho de 2016 foram registrados 138 casos na unidade.

"Todas essas ações visam orientar a população para as  práticas sexuais seguras a fim de que possamos reduzir os casos de IST/Aids e Hepatites Virais no município e, lembrar a população que Cuiabá  possui unidades que fazem o teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, utilizado para conhecimento do status sorológico, e/ou possível diagnóstico e tratamento precoce”, ressaltou Dúbia Campos.

Confira aqui a programação da Saúde para o Carnaval 2017.