Saúde / ENFRENTAMENTO À GRIPE

04 de Janeiro de 2022 08h55

Procura pelas UPAs e Policlínicas apresenta redução durante o feriadão de fim de ano

04/01/2022

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

Depois de uma intensa procura às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas durante os dias antes e depois do Natal, caiu o número de pessoas que procuraram as seis unidades de Atenção Secundária durante o feriadão de fim de ano. Somente entre os dias 26 e 28 de dezembro, as UPAs do Verdão, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínicas do Planalto, Coxipó e Pedra 90, juntas, realizaram 7.103 atendimentos, ou seja, uma média de 2,3 mil atendimentos por dia, quase 400 atendimentos diários por unidade. 

Na quarta-feira (29), a procura começou a apresentar uma queda, com 1.954 atendimentos. Desde então, os números vieram caindo, até voltar a subir no domingo (2), quando houve 1.325 triagens. Entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, foram registrados 6.977, ou seja, nesses 5 dias houve menos demanda do que nos três dias anteriores, com média de 1,3 mil atendimentos por dia e 232 acolhimentos diários por unidade. 

Importante salientar que a queda ocorreu mesmo no período entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, quando as unidades básicas de saúde estavam fechadas. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou em prática, desde o dia 27 de dezembro, o Plano Municipal de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que instaurou um novo fluxo emergencial nas UBSs, que passaram a receber pacientes em livre demanda, para atender aqueles com sintomas gripais leves e desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, que priorizam casos de urgência e emergência. Os casos graves estão sendo encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo Pronto Socorro) ou para o Hospital São Benedito. 

Apesar do aumento de casos de gripe em Cuiabá, os profissionais da saúde que atendem nas unidades observam que a grande maioria dos pacientes apresentam sintomas leves.  Nesta segunda-feira (3), a Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá registra 109 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá, até o momento. Desses, 36 foram confirmados, sendo 26 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B e cinco por covid-19. Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 25 casos, sendo que sete foram confirmados para Influenza A e um para Influenza A H3N2.

Em relação à síndrome gripal entre os residentes de Cuiabá, 108 casos confirmados foram repassados pelos laboratórios à Vigilância, sendo 86 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial. Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 14 casos confirmados, sendo 12 por Influenza A, um por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Secundária, Ádila Andrade, a rede municipal está em constante monitoramento e preparada para realizar as adequações necessárias ao aprimoramento dos serviços prestados à população. “Estamos atentos aos dados, visando monitorar os casos de Influenza, antes e após as datas comemorativas de final de ano. Estamos organizando todas as nossas unidades para caso tenha novo aumento de casos. Alertamos a população que a forma de diminuir o contágio é manter as mesmas orientações relativas à covid-19, como uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, afirma.