Saúde / COMUNICADO

07 de Janeiro de 2021 11h33

Problema com importação de medicamentos para hanseníase acarreta em desabastecimento no país

07/01/2021

ROBERTA PENHA

Reprodução

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em razão do  atraso das importações dos medicamentos para tratamento da hanseníase por parte do Ministério da Saúde - em razão da pandemia do novo Coronavírus - haverá  desabastecimento temporário em nível nacional destes medicamentos para o tratamento da doença.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota técnica, aos estados e municípios que o processo de importação foi solicitado em caráter de urgência. Inclusive já encaminhou para a ANVISA a solicitação para emitirem a documentação com excepcionalidade de importação de uma remessa dos remédios.

Assim que os trâmites legais da importação forem definidos pelo Ministério da Saúde, a data de entrega dos remédios será informada para estados e municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a compreensão de todos os pacientes em relação a este atraso, e reitera que o período em que ficarem sem os medicamentos não implicará em perda do tratamento.

Tão logo o abastecimento seja regularizado, as unidades de Atenção Básica entrarão em contato com os pacientes em tratamento.