Saúde / Folia saudável

05 de Fevereiro de 2016 17h00

Prevenção e orientação contra as hepatites virais também são intensificadas no carnaval

05/02/2016

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá, por meio do Programa DST-Aids esta nesse carnaval intensificando as ações de prevenção e orientação a população em relação as  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e, é bom lembrar as Hepatites Virais.

“Precisamos chamar a atenção da população para a prevenção em relação ao HIV  mas também  as Hepatites B e C, que são infecções ou doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, podem também ser transmitidas via relação sexual sem “camisinha ou preservativo”, explicou a coordenadora do Programa DST-Aids e Hepatites Virais, Maria Caroline Gallo.

Segundo dados epidemiológicos do Serviço de Atendimento Especializado de Cuiabá (SAE), somente no último mês de janeiro de 2016 até hoje, 30 pessoas já  foram infectadas com uma  predominância de jovens de 20 a 35 anos.

No SAE uma equipe formada pelo medico Edinaldo Zirondi e as enfermeiras Fátima Cristina de Arruda e Fátima Laura Vicente, trabalha atendendo e  tratando  usuários que convivem com Hepatites Virais.

“No mês de janeiro foram admitidos para tratamento e acompanhamento 05 casos novos de Hepatites virais. Precisamos, portanto continuar atuando fortemente na prevenção que é  a única maneira segura de não contrair essas doenças”, destacou  Maria Caroline Gallo.

Para intensificar as ações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Programa DST AIDS e Hepatites Virais as equipes de Saúde estarão realizando ações  a partir desta sexta-feira (5) e durante o carnaval, na Praça da Mandioca ( das 20:00 às 23:00 h), prestando orientação às pessoas e distribuindo kits contendo camisinhas, gel lubrificante e material informativo.

A ação continua do sábado, das 16h00 às 20h30, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na saíde para Chapada dos Guimarães e no dia 07, domingo, de novo na Praça da Mandioca, das 20h00 às 23h00.

Para aqueles que procuram diagnóstico, orientação e tratamento, a Secretaria de Saúde de Cuiabá oferece serviços nas Policlínicas e também na Unidade de Saúde SAE – Serviço de Assistência Especializada.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) estão localizados nos Ambulatórios das Policlínicas de Cuiabá, e realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00 , para toda a população.

“Se alguém já passou por alguma situação de risco, ou seja, uma relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas e agulhas para uso de drogas, compartilhamento de alicate de unha, entre outros, que procure os profissionais de saúde nos CTA´S.

 

Lá é realizado o “Teste Rápido”, para testar sorologia para HIV, Sífilis Hepatite B e C. O  resultado fica pronto em até 25 minutos e caso o paciente receba um diagnóstico “reagente” para essas doenças, logo em seguida será encaminhado para o SAE, onde fará exames complementares e será acompanhado pelos profissionais enfermeiros, assistentes sociais e médicos especialistas.