Saúde / SÃO BENEDITO

15 de Maio de 2018 15h23

Prevenção de Lesão por Pressão abre capacitações da 3ª Semana da Enfermagem no Hospital São Benedito

15/05/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Com foco na continuidade dos atendimentos humanizados, por meio da integração entre funcionários, pacientes e acompanhantes, o Hospital Municipal São Benedito, que é referência em procedimento de média e alta complexidade em Mato Grosso deu início, na tarde desta segunda-feira (14), a 3ª Edição da Semana da Enfermagem, que seguirá com capacitações, palestras e interatividade até a próxima sexta (18).

Na cerimônia de abertura, o diretor geral e administrativo do São Benedito, Oséas Machado, parabenizou aos profissionais pelo dia da enfermagem, ocorrido no último sábado (12), e ressaltou a importância de cada servidor para o hospital, sobretudo para a gestão Emanuel Pinheiro, comparando-os com a história bíblica de Rute e Noemi.

“A dedicação dos profissionais de enfermagem se assemelham com a das personagens bíblicas Rute (nora) e Noemi (sogra). Rute dedicou seus dias a cuidar com muito amor da sogra, já idosa, e não a desamparou mesmo nos momentos mais difíceis. A importância de Rute na vida de Noemi é a mesma dos enfermeiros para com os pacientes. Por isso, quero agradecer pelo excelente desempenho de cada um. Vocês são a ponta que levam de fato a bandeira da humanização do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, não apenas para os cuiabanos, mas para todos os mato-grossenses”, frisou.

Após a fala emocionada do diretor, a enfermeira dermatologista, pós-graduada em formação pedagógica pela UFMG e docente do curso de pós-graduação em enfermagem dermatológica pela Endo Saúde, Paloma Lemos, que veio especialmente de São Paulo para a Semana da Enfermagem, marcou o início das capacitações com a temática Prevenção de Lesão por Pressão (feridas causadas pelo excesso de atritos à pele).

A palestra conquistou a máxima concentração dos enfermeiros, que se mantiveram atentos a cada detalhe ministrado. De acordo com Paloma, a intensa manifestação de interesse já demonstra o diferencial humanizado por parte dos profissionais, uma vez que, a prevenção desses fatores adversos melhora significativamente a vida dos pacientes. “Iniciativas como estas demonstram o cuidado que a unidade hospitalar tem, pois essa palestra visa, sobretudo, a melhor qualidade de vida dos pacientes. Consequentemente, irá auxiliar na redução do tempo de internação, impactando na liberação de leitos para outras pessoas. Ou seja, ganha o profissional, que se capacita cada vez mais para prestar atendimentos com qualidade, e ganham os pacientes, que terão como subsídio à melhora da sua saúde e enfermeiros extremamente habilitados para prestar cada vez mais uma melhor assistência hospitalar”, ressaltou. 

Segundo a coordenadora de enfermagem, Flávia Barbosa, a palestra ministrada por Paloma, bem como as demais que serão apresentadas no decorrer da 3ª Semana da Enfermagem foram pensadas exclusivamente para agregar o conhecimento da equipe São Benedito visando à manutenção do título de referência hospitalar. 

“Não podíamos comemorar a Semana da Enfermagem sem pensar na manutenção do atendimento humanizado que faz do São Benedito referência em procedimentos de média e alta complexidade em todo o estado. Sabemos que nos enriquecendo ainda mais de conhecimento com palestras como essa e todas as outras que serão ministradas por profissionais, que a exemplo da Paloma são extremamente gabaritados, melhoraremos ainda mais nosso fluxo de atendimento e daremos sequência ao título referência que nosso hospital, por meio da gestão Emanuel Pinheiro possui”, enfatizou a coordenadora.

O primeiro dia de programação da Semana ainda contou com a apresentação de dança com alunos da APAE, coffee break, e finalizou com a palestra Cuidados Pós Cirúrgico – Ortopedia, com a enfermeira Luciane Cabral – Curat.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO

Nesta terça-feira (15), a programação contará com a Feira Talento do Colaborador, onde estarão expostos alimentos, artesanatos e uma série de artefatos produzidos pelos colaboradores, com vista na arrecadação de recursos para a Comissão de Humanização do Hospital.

Feira Talento Colaborador, nos períodos da manhã e tarde

15h – Palestra Prevenção de Lesão Por Pressão Custo/Benefício, com o enfermeiro Tiago Lima

16h - Coffee break.

Quarta-feira (16)

15h – Palestra Cuidados Pós Cirúrgico – NEURO, com a Enfª - Gerente UTI's Gleide Gomes da Silva.

19h30 – Palestra Ética na Era Digital, com a enfermeira responsável pela  Educação Continuada no São Benedito, Juliany da Costa Melo.    

Quinta-feira (17)      

Feira Talento Colaborador, nos períodos da manhã e tarde

15h – Palestra EPI's com o técnico de Segurança do Trabalho,  José Wilson.

15h30 - Palestra  sobre Ergonomia, com a fisioterapeuta Lorhaynee Janaina A. Souza.              

16h – Palestra sobre o Código de Ética COREN/MT, com a coordenadora Flávia Barbosa.

16h30 – Encerramento das atividades diurnas, com a coordenadora Flávia Barbosa.

19h – Palestra Motivacional, com a Coaching Desenvolvimento Humano, Simone Bernardino Matos.

Sexta-feira (18)                            

Feira Talento Colaborador, nos períodos da manhã e tarde