Saúde / SÃO BENEDITO

21 de Março de 2017 15h21

Presença de dentista em UTI reduz casos de infecções no Hospital São Benedito

21/03/2017

Hugo Fernandes

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Entrar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ver uma dentista fazendo o atendimento odontológico de um paciente, ainda é uma cena que pode ser considerada inédita em muitos hospitais brasileiros. Mas, no Hospital Municipal São Benedito, a integração do profissional à equipe multidisciplinar é uma realidade que tem refletido diretamente na eficácia do tratamento e reduzido os casos de infecções hospitalares.

Isso porque, de acordo com a cirurgiã dentista do Hospital, Ana Karina Ticianel, é muito comum que os pacientes de UTI sejam acometidos por pneumonia associada à ventilação mecânica, que geralmente se desenvolve 48h a partir do início do processo de entubação.

"É uma das infecções hospitalares mais incidentes na UTI e está associada a um aumento no período de internação, elevando os índices de mortalidade e nos custos hospitalares".

Levantamento recente realizado pelo Ministério da Saúde revela uma média de 15,5% de infecções hospitalares por ano no Brasil, enquanto no resto do mundo os índices giram em torno de 5%. Ao mesmo tempo, estudos comprovam que a melhora da higiene oral e o acompanhamento por profissional qualificado reduzem significativamente a incidência de doenças respiratórias entre pacientes adultos de alto risco e internados em UTI.

É o caso de uma pesquisa desenvolvida por acadêmicos e docentes da Universidade de São Paulo (USP) com pacientes internados na UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Segundo o levantamento, a atuação de um dentista reduz em até 56% as chances de infecções respiratórias nesses pacientes.

Para Ana Karina, outro ponto que merece ser destacado é que a odontologia colabora, oferece e agrega mais força ao que caracteriza a nova identidade do hospital. A condição da saúde bucal influencia na evolução e na resposta do paciente no tratamento médico. "A boca é a porta de entrada para muitas doenças. Por isso, é extremamente importante cuidar da saúde bucal", pontuou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o profissional responsável pela implantação do projeto já foi contratado e os serviços devem ser implantados no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá em breve.

Lei 2.776/08 – a presença de um cirurgião dentista em todas as Unidades de Terapia Intensiva de clínicas, hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados, se tornou obrigatória no Brasil em 2015.