Saúde / PREVENÇÃO

30 de Agosto de 2019 16h00

Prefeitura promove ações alusivas ao Setembro Amarelo em parceria com outras instituições

30/08/2019

ROBERTA PENHA

Divulgação

No calendário da saúde, o mês de setembro é conhecido como “Setembro Amarelo”, época em que várias entidades de todo o Brasil realizam atividades alusivas à prevenção ao suicídio. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, cerca de 12 mil suicídios são registrados no país todos os anos e mais de 1 milhão no mundo.

A depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias psicoativas são os 3 principais motivos para os casos de suicídio no Brasil, que atinge principalmente os jovens. Com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios no estado, bem como chamar a atenção de toda a sociedade para esta triste realidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a Secretaria Estadual de Saúde, o Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) estão organizando uma série de ações ao longo do mês.

A abertura das atividades do Setembro Amarelo será neste sábado (31), às 8h no Parque Mãe Bonifácia, em uma roda de conversa que terá como tema “Falar é a melhor Solução”. No dia 05 de setembro acontece o II Encontro Intersetorial sobre Prevenção ao Suicídio, das 9h às 17, no auditório da UNIC Beira Rio. No dia 10, das 8h às 17h será realizada a ação Promoção da Saúde como Prevenção ao Suicídio, no auditório da Escola de Saúde Pública. Ainda no dia 10, uma representante do CVV vai ministrar uma palestra no Pronto Socorro, às 15h.

No dia 13 é a vez do CAPS Infantil Adolescer receber a palestra “Prevenção ao Suicídio”, que acontece às 9h. No dia 17 será realizado o I Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, das 16h30 às 21h30. Para fechar a programação, no dia 19 acontece uma grande caminhada de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, que sairá da Praça Ipiranga a partir das 7:30 e terminará na Praça Alencastro e terá a presença da banda do Corpo de Bombeiros.