Saúde / AVANÇO

10 de Outubro de 2017 09h17

Prefeitura investe em capacitação para humanizar atendimentos em saúde

10/10/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Oferecer transparência, celeridade e comodidade aos cidadãos que buscam os serviços da Prefeitura de Cuiabá. Diante desse compromisso firmado pelo prefeito Emanuel Pinheiro no  plano de gverno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está investindo em capacitação visando aprimorar e humanizar os atendimentos.

Em apenas 09 meses de gestão, já foram realizadas mais de 26 treinamentos que compreenderam desde servidores da recepção, recursos humanos, administrativos, técnicos em enfermagens, enfermeiros a médicos das atenções primárias e secundárias. Entre as principais já aplicadas, encontram-se as orientações para atuar com o novo ‘Protocolo Sífilis’ de atendimento aos portadores da Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que foi criado em julho deste ano, para oferecer acolhimento, celeridade nos diagnósticos, tratamentos e cura dos pacientes positivados.  

Neste ranking está ainda o treinamento para atendimento integral à saúde do adolescente, pessoa idosa e ou com distúrbios mentais, sobre a nota técnica da Campanha Influenza H1N1, monitoramento e controle das doenças hanseníase e tuberculose e de combate ao uso do tabaco.

Outras 10 capacitações acontecerão ainda este semestre, dentre as quais a implantação da nova caderneta de saúde para idoso, rastreamento visando à saúde do homem e a prevenção da hanseníase no sistema prisional, capacitação na segunda vigência do Programa Bolsa Família e Vitamina A e ainda o Seminário de Doenças Falciforme.

A Secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo reforça que todas as capacitações foram pensadas para melhorar e levar saúde de qualidade aos cuiabanos. “Esse é apenas o início dessa grande frente de trabalho que visa à melhoria dos serviços prestados e a humanização dos atendimentos em saúde à população cuiabana. Acreditamos que a capacitação é um dos caminhos para trazermos melhorias significativas à saúde e alcançamos os objetivos firmados pelo prefeito Emanuel Pinheiro com sua terra natal, a Cuiabá dos 300 anos” frisou a secretária.