Saúde / SAÚDE/SUGESTÃO DE PAUTA

15 de Setembro de 2017 08h18

Prefeitura de Cuiabá inaugura Unidade de Saúde da Família neste sábado

15/09/2017

HUGO FERNANDES

Davi Couto Valle

Arquivo

Em pleno dia D da campanha de Multivacinação, a Prefeitura de Cuiabá irá inaugurar neste sábado (16), às 9h, a conclusão da primeira de uma série de obras em Unidades Básicas de Saúde (UBS) assumidas pela gestão  e que se encontravam paralisadas ou que ainda não haviam sido iniciadas. Ao custo de R$ 66 mil oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), a ‘Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Milenium/São João Del Rey’ abrangerá uma área cuja população estimada é de 9,5 mil pessoas.

No mesmo espaço, a USF do bairro São João Del Rey contará com uma equipe de 18 profissionais, sendo um clínico geral, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, nove agentes comunitários de saúde, quatro agentes operacionais e uma recepcionista. Já a unidade do Novo Milenium terá 14 profissionais, sendo um clínico geral, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde dois agentes operacionais e uma recepcionista.   

Durante a reforma que durou pouco mais de 60 dias, a unidade funcionou de forma provisória numa casa alugada para que os pacientes não ficassem desassistidos. No processo de construção da gestão humanizada dos 300 anos, cerca de 60 trabalhadores entre pedreiros, serventes, encanadores, eletricistas, carpinteiros e pintores foram contratados por edificar o novo cenário da saúde. A oferta de um atendimento mais digno à população é uma das principais propostas da Prefeitura de Cuiabá, que iniciou as obras de reforma e ampliação outras 29 unidades.

De acordo com o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Tolentino, as obras têm sido, em sua imensa maioria, executadas por meio de administração direta. “Esta foi uma ótima fórmula que encontramos para fazer mais com menos. Isso porque, utilizando este mecanismo, esperamos economizar pelo menos 30% dos recursos financeiros”, considerou o engenheiro.

Englobam o projeto de estruturação e reestruturação de toda rede a construção do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, além de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Leste e Oeste, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e duas Unidades de Acolhimento. A reforma do prédio da Vigilância Sanitária foi concluída em maio deste ano. Em relação às UBS, serão construídas 16. A previsão é de que todas serão lançadas até o final de 2017. 

 

Serviço

Inauguração da USF Novo Millenium/USF São João Del Rey

Data: 16 de setembro

Horário: 09 horas

Local: Avenida Integração, s/n, Quadra 5, Bairro Novo Millênium