Saúde / A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

31 de Maio de 2021 17h15

Prefeitura de Cuiabá abre cadastro para pessoas de 59 anos sem comorbidades

31/05/2021

Roberta Penha

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá liberou nesta segunda-feira (31) o cadastro na campanha Vacina Cuiabá: Sua Vida em Primeiro Lugar para pessoas de 59 anos sem comorbidades. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início do processo para agilizar a vacinação. A campanha na capital mato-grossense já aplicou 201 mil doses nos seis polos espalhados pela gestão. Nos preparamos para vacinar também o grupo de 59 anos para baixo sem comorbidade, independente da comorbidade que estiver vacinando. Iremos vacinar, claro, dependendo da quantidade de vacina que vai chegar. Eu sempre digo, Cuiabá trabalha dia e noite para imunizar a sua população. Tudo o que eu mais quero é fazer com que todo cidadão da minha terra receba o imunizante”, defendeu o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária de Saúde, Ozenira Félix, reforça: “considerando que falta bem pouco para terminarmos o grupo dos idosos e que temos uma baixa adesão do grupo de comorbidades, decidimos ampliar o cadastro. Importante reforçar que neste momento apenas os cadastros estão liberados, e só vamos liberar as agendas quando recebermos mais vacinas”.

O planejamento da SMS é que a campanha de vacinação trabalhe com um cadastro bem amplo, para que todos os polos de vacinação sejam utilizados na sua totalidade. “Temos capacidade para realizarmos cerca de cinco mil aplicações por dia e nossos polos estão subutilizados porque temos recebido poucos cadastros. Queremos juntar um número grande de cadastros para quando liberarmos as agendas podermos usar todos os polos com força total”, explicou Ozenira. 

A secretária de Saúde também revelou que o cadastro de trabalhadores de saúde será reaberto e o de estagiários de saúde também. “Esses dois grupos poderão fazer os cadastros e quando tivermos um quantitativo grande de vacinas, eles poderão ser imunizados. É importante que entendam que isso não será breve, pois temos vários outros grupos para serem vacinados antes.