Saúde / PACTO PELA SAÚDE

26 de Julho de 2018 11h30

Prefeitura cumpre prazos estipulados no cronograma do ‘Pacto Pela Saúde’

26/07/2018

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado incansavelmente para executar as metas estipuladas no “Pacto pela Saúde”, que são estratégias criadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde  para melhorar o sistema de distribuição dos medicamentos e insumos nas unidades de saúde e para concluir as obras do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. 

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro divulgou na coletiva de imprensa realizada no dia 25 de junho, todas as metas e prazos têm sido cumpridos rigorosamente, dentro do tempo estipulado no cronograma. Em relação à licitação dos equipamentos para o novo Pronto Socorro, o secretário-adjunto de Gestão de Saúde, Flávio Taques, pontua que todos os pregões que estavam previstos até este mês foram publicados. “Em fevereiro deste ano foram publicados os três primeiros pregões para a aquisição dos equipamentos e no momento estão em processo de homologação. Nesta quinta-feira (26) será realizado mais um pregão e depois deste, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, acontecem mais 6 pregões de equipamentos", relata. 

Ele ainda esclarece que até 30 de agosto acontece uma nova etapa da licitação, que vai contemplar itens de mobiliário, instrumentais cirúrgicos, suprimentos, equipamentos e materiais de apoio, além das equipes de serviços, que deverão ser terceirizados no Pronto socorro, como laboratório de análises clínicas, radiologia, lavanderia e nutrição.

Sobre a licitação de medicamentos, Flávio acrescenta que em março deste ano foi realizado o Pregão Eletrônico nº 006/18, no valor total de R$ 130.000.000, para aquisições de 562 itens de medicamentos. Deste montante, R$ 71.000.000 foram homologados e representam 319 itens de medicamentos. “As ordens de compras foram deliberadas para elaboração da nova cotação e andamento do novo pregão dos itens fracassados e/ou desertos e até dia 10 de agosto já deverá ser realizado”, comenta Taques.

“O ‘Pacto Pela Saúde’ é um compromisso que eu fiz com o povo cuiabano e estamos cumprindo à risca as datas que anunciamos. Já conseguimos melhorar a questão da distribuição dos medicamentos nas nossas unidades de saúde garantindo o atendimento para os nossos pacientes. Tenho certeza que estamos no caminho certo e no próximo ano estaremos entregando o novo Pronto Socorro no dia do aniversário de 300 anos da nossa amada Cuiabá”, afirma o prefeito Emanuel Pinheiro.