Saúde / VIDA NO TRANSITO

19 de Maio de 2017 18h52

Prefeito oficializa Comitê que vai orientar ações para reduzir acidentes no trânsito

19/05/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro oficializou esta semana a criação do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (CMSPT). Criado pelo Decreto 6.268, de 12 de maio deste ano, o Comitê composto por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Mobilidade Urbana e de Educação, terá como finalidade diagnosticar a situação da saúde, segurança e paz no trânsito. Também será função do Comitê,  promover a articulação e definição de estratégias intersetoriais, para  melhorar a segurança e promover a saúde e a cultura da paz no trânsito.

Na reunião realizada na última quinta-feira (18), no salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá, com a participação da secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo, técnicos das secretarias envolvidas e da  apoiadora do Ministério da Saúde, Karla Livi, foi apresentada a Análise dos Acidentes de Trânsito Fatais registrados em Cuiabá, no período de 2014 a 2016.

O  documento produzido pela Comissão de Coleta, Análise de Dados e Gestão da Informação, do Comitê mostra um aumento no número de mortes no trânsito em Cuiabá nesse período.

Segundo os dados as  mortes por acidentes de trânsito em Cuiabá aumentaram de 138 para 164 de 2010 a 2014. Em 2015 somaram 126 e em 2016 já atingem um montante de 106 óbitos. A analise mostra  ainda que   84,4% das vítimas dos acidentes de transito pertencem ao sexo masculino, predominantemente na faixa etária de 18 a 25 anos de idade.

Entre os  fatores ou condutas de risco que contribuem para a ocorrência desses acidentes o que mais se destaca é velocidade inadequada seguida do consumo de álcool, a falta de habilitação e a condução em local proibido. Entretanto, chama a atenção que os condutores/passageiros de motocicleta correspondem a 2/3 do total de vitimas, seguidos pelos condutores/passageiros de carro (31,4%), pedestres (18,9%) e finalmente os ciclistas (5,1%)

Entre os comportamentos  de risco estão a velocidade, o consumo de álcool, comuns aos envolvidos nos acidentes, sejam  eles condutores de motocicletas, carros ou pedestres.

As análises foram feitas por uma equipe intersetorial composta técnicos da  Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cuiabá, por representantes de órgãos relacionados ao trânsito pertencentes às áreas de segurança pública estadual, mobilidade urbana de Cuiabá e DETRAN.

Desde 2015 esses profissionais integram a  comissão instituída no Programa Vida no Trânsito de Cuiabá/SUS responsáveis pela coleta, análise, consolidação e divulgação da grave situação das mortes relacionadas aos acidentes de trânsito.

“Essa situação ocorre em todo  país e hoje é uma triste realidade mundial que desencadeou uma série de ações e compromissos para sua redução, requerendo ações interventivas  integradas de todos os setores relacionados à circulação de veículos nas vias públicas”, destacou a apoiadora do Ministério da Saúde.

Programa

Em Cuiabá, Karla Livi elogiou o comprometimento do executivo municipal  em relação a questão. “O objetivo do Ministério da Saúde com a implementação do  Programa Vida no Trânsito é subsidiar os gestores para que eles fortaleçam as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento e monitoramento, e acompanhamento e avaliação das ações”.

Já o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o executivo municipal está fazendo a sua parte. “Estamos melhorando a estrutura e sinalização das vias e vamos  priorizar as ações de educação, levando a humanização para o trânsito. Mas sabemos que só isso não basta,  é necessário que a população se conscientize, se eduque para um transito mais humanizado”.

 

Durante a reunião o prefeito Emanuel Pinheiro, reafirmou  o compromisso do município no enfrentamento dos desafios para a redução dos acidentes e mortes no trânsito. 

Confira aqui os numeros divulgados pela Comissão de Coleta, Analise de Dados e Gestão da Informação - 2014 a 2016