Saúde / AVANÇO NA SAÚDE BUCAL

30 de Junho de 2020 13h29

Prefeito entrega Centro Odontológico no bairro Dom Aquino totalmente revitalizado

30/06/2020

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, na manhã desta terça-feira (30), a reforma completa do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Dr. Paulo Henrique Vilá”, no Dom Aquino, um dos bairros mais populosos e tradicionais de Cuiabá. A unidade conta com cerca de 50 profissionais, que atendem a cerca de 1,5 mil pacientes por mês, no três períodos, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

Na reforma, foi revitalizada toda a estrutura física, até mesmo do canteiro central e instalação de iluminação de LED, que é mais eficiente por consumir menos energia e ter maior durabilidade. Todos os ambientes contam com ar condicionado, todas as cadeiras odontológicas foram trocadas e um aparelho de raio-x mais moderno também foi adquirido.

Em cada turno, são seis dentistas atendendo tanto de portas abertas os casos de urgência, quanto por encaminhamento das unidades básicas os casos de tratamento especializado, como prótese, odontopediatria, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial. Um diferencial da unidade é que ela conta com uma especialista em estomatologia e semiologia, que vai atender tanto a livre demanda quanto aos encaminhamentos. “É uma profissional bem gabaritada que está aqui para observar lesões. Nosso foco são as lesões cancerizáveis e o nosso objetivo é que a gente diagnostique isso no início ou antes dela ser uma lesão cancerígena”, explica a responsável técnica Janice de Castro Simione.

A presença de um profissional que vai atuar na prevenção ao câncer de boca no CEO Dom Aquino foi comemorada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “São prevenções, são cuidados com a vida das pessoas muito importantes para o paciente SUS, para aquelas pessoas que não têm dinheiro para pagar um médico particular ou um hospital privado. A nossa obrigação, enquanto gestores, é priorizar e dar cada vez mais eficiência e qualidade no SUS para atender com respeito e humanização a nossa população”, afirmou durante a entrega da unidade, que contou com a presença do vereador Renivaldo Nascimento.

Por ser referência, o CEO Dom Aquino atende prioritariamente a região central de Cuiabá, mas também outros bairros e até moradores de outros municípios da Baixada Cuiabana. “Este centro é referência, atende a população cuiabana na saúde bucal. E mais: atende a toda a nossa baixada cuiabana. Fizemos a reforma completa desta unidade com climatização de todos os ambientes, em respeito aos profissionais de saúde e dando dignidade para a população, inclusive na recepção. Também trocamos todas as 6 cadeiras odontológicas que temos aqui, todos os equipamentos são dos melhores que temos no mercado, inclusive um aparelho de raio-x moderno. Tudo com um único objetivo: humanizar, avançar no atendimento da saúde bucal para dar condições dignas de trabalho aos nossos profissionais de saúde e para atender com mais respeito, carinho e humanização a nossa população”, destacou Pinheiro.

O coordenador de saúde bucal, Renê Lara da Silva, apontou que na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, houve um salto de mais de 200% nas equipes de saúde bucal de Cuiabá. “Nós éramos 10 equipes quando o nosso prefeito pegou a gestão e, hoje em dia, estamos com 38 equipes de saúde bucal na atenção básica, que é por onde passa a população pra fazer o primeiro contato e, depois fazer o encaminhamento para um centro de especialidades odontológicas como este”, afirma.

Segundo Renê, existem outros 6 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) e três clínicas odontológicas da atenção básica na capital. “Isso veio fortalecer, junto com as novas unidades e mais as reformas que o nosso prefeito está realizando, o tratamento em saúde bucal para a nossa população”, avalia.